Na manhã desta segunda-feira, 9, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) deu início à 44ª edição do Curso Básico de Business Intelligence (BI) Aplicado à Segurança Pública. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil e contou com a participação de representantes das forças de segurança, gestores e instrutores da área de inteligência.
Ofertado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o curso é voltado para profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e tem como objetivo capacitar servidores na utilização de ferramentas modernas de análise e gestão estratégica. A formação tem carga horária de 40 horas e inclui conteúdos como modelagem de dados, elaboração de painéis interativos, dashboards e mapas analíticos.
O secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, ressaltou a importância da qualificação contínua para o fortalecimento institucional. “Mais que presença ostensiva, o atual cenário da segurança exige preparo técnico, estratégia e decisões baseadas em informação. Com esta formação, damos mais um passo rumo a uma segurança pública mais eficiente, transparente e conectada às necessidades da população tocantinense”, destacou.
Durante a abertura, o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Ferreira, destacou o papel da tecnologia no combate ao crime. “A segurança pública de hoje precisa ser inteligente, rápida e baseada em evidências. O curso de BI vem ao encontro dessa nova realidade, oferecendo aos nossos profissionais a capacidade de transformar dados em ações concretas, focadas na realidade de cada território”, afirmou.
Representando a SENASP, a supervisora da Diretoria de Ensino e Pesquisa, Daniele Rosendo, reforçou o compromisso do Ministério da Justiça com a modernização da segurança pública nos estados. “Capacitações como esta promovem uma mudança de cultura. Ao utilizar a inteligência de dados como base para suas decisões, os profissionais ampliam sua capacidade de atuação e contribuem para um sistema mais integrado, eficiente e justo. Essa é a missão da SENASP: investir em conhecimento para transformar a realidade da segurança pública no País”, pontuou.
Ao longo da semana, os participantes terão acesso a aulas teóricas e práticas no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Palmas. A primeira aula, com o tema "Fundamentos de Business Intelligence", marca o início do curso.
Procurado Polícia Civil do Tocantins procura investigado por homicídio qualificado após discussão em estacionamento em Palmas
Cumprir pena Moraes decide que Bolsonaro continuará preso na superintendência da PF
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café celebra inauguração da nova Base da Guarda Metropolitana e reforça compromisso com a segurança na Praia da Graciosa
Apreensão Na região do Jalapão, 1ª Denarc dá cumprimento a mandados de busca e apreende porção de droga
Prisão Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado
Indiciado Operação Protetor: Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável no interior do Estado Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 32°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado