O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que, recebeu na tarde desta quarta-feira, 28, o laudo conclusivo, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde foi descartada a gripe aviária de alta patogenicidade e Doença de Newcastle no Tocantins. O caso estava sob investigação relacionada às amostras coletadas em aves comerciais no município de Aguiarnópolis.
“É um resultado que já esperávamos e que tranquiliza a cadeia produtiva da avicultura no Tocantins para continuarmos produzindo com qualidade e gerando renda neste setor tão importante para a nossa economia,” destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima, acrescentando que a responsabilidade sanitária e a rapidez da Agência na execução dos protocolos de coleta e envio das amostras para investigação em laboratório oficial, em menos de 48 horas, foram fundamentais para dirimir quaisquer dúvidas sobre a presença ou não do vírus da gripe aviária e ter o controle da situação.
Segundo o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, o caso está sendo encerrado com os protocolos de desinterdição da propriedade de origem das aves e com a liberação das carcaças para consumo, que haviam sido separadas no abatedouro até a conclusão do laudo. “É importante destacar que as ações rotineiras de prevenção continuam sendo realizadas com vigilâncias ativas em granjas comerciais, orientações aos produtores rurais, estudos realizados periodicamente para comprovar a ausência viral da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a Doença de Newcastle, além do trabalho de inspeção e fiscalização diárias nas indústrias,” pontuou Sérgio Liocádio.
A Adapec reafirma seu compromisso com a transparência e responsabilidade na condução da defesa agropecuária, com uma equipe qualificada e preparada para responder a qualquer risco sanitário.
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Aprovados Deputados aprovam pacote de medidas do Executivo para o equilíbrio fiscal do Estado
Articulação Wanderlei Barbosa articula ampliação de recursos do SUS no Tocantins
Pagamento Governo do Tocantins paga R$ 41 milhões em 13º salário a 29 mil servidores
Novo secretário Faet parabeniza governo pela escolha de novo secretário da agricultura Mín. 21° Máx. 25°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 21° Máx. 27°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado