A representante do governo no Comitê Regional para Parcerias dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, a jornalista Mariah Soares, acompanhada da Assessora de apoio à gestão de políticas públicas ambientais, Denise Domingos dos Santos Martins, ambas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, se reuniram com o indígena Pedro Paulo Waikariro Xerente, que passou a compor o comitê, como representante do Tocantins para traçar as diretrizes e metas de atuação dos membros do Comitê no Estado. A reunião foi realizada na Aldeia indígena Kâkakarê - Cachoeirinha, no município de Tocantínia, nessa quarta-feira,11.
Na ocasião, os membros trataram sobrea importância do papel do Comitê Regional e dialogaram acerca de projetos e ações que podem ser desenvolvidos com o apoio do Comitê dentro das comunidades indígenas, a exemplo das ações de educação ambiental, reforço do trabalho dos brigadistas no combate aos incêndios florestais e iniciativas que podem gerar renda de forma sustentável.
O indígena Pedro Paulo reforçou que pretende atuar de forma propositiva gerando avanços, tanto para o Governo, como para os povos indígenas do Tocantins. “Por ser indígena e conhecedor das necessidades dos povos indígenas, a minharesponsabilidade aumenta. Por isso, vamos participar mostrando as necessidades e potencialidades reais buscando parceria com o governo do Estado visando melhores condições de vida para o nosso povo,” reiterou.
Pedro Paulo apresentou ainda os projetos que estão em execução dentro da aldeia Cachoeirinha com o apoio do Ibama e da Embrapa, como um galinheiro com mais de 200 aves para sustento dos brigadistas, a construção de três tanques escavados para a criação de peixe, um viveiro com capacidade para 40 mil mudas nativas do Cerrado, um pomar de árvores frutíferas de caju, maracujá, banana e laranja, entre outras, além da construção de alojamentos e acomodações para os brigadistas.
A representante do Governo no Comitê, Mariah Soares, manifestou a importância da parceria com os povos indígenas. “Acredito que a parceria do comitê com os povos indígenas é mais um exemplo da inclusão da temática indígena na gestão do governador Wanderlei Barbosa que, ao criar a Secretaria dos Povos Indígenas e Tradicionais demonstra o respeito aos povos originários,”destacou.
Comitê
O Comitê Regional para Parcerias com os Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais é a instância de diálogo e parceria entre os Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais com os Estados Membros da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) na Amazônia Brasileira e do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, reconhecido na Carta de São Luis de novembro de 2019. O Comitê tem caráter de espaço de diálogo, cooperação e fomento para a implementação de políticas públicas no âmbito das suas atribuições.
Entre as responsabilidades do Comitê estão : promover a participação dos povos indígenas e comunidades tradicionais nos processos de consulta, livre, prévia e informada, e na construção dos componentes indígenas nas iniciativas de pagamento por resultados e outros mecanismos relacionados à mudança do clima; Fortalecer os esforços de diálogo já constituídos entre os Estados, os Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e suas Organizações Sociais para a construção e execução de iniciativas de pagamento por resultados nos Estados da Amazônia Legal.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado