Grupos familiares de baixa renda, usuários dos serviços prestados pela BRK Ambiental, têm direito à tarifa social de água e esgoto, que garante a redução do valor da conta com base na Lei Federal 14.898/2024. Nesta semana, em razão de queixa sobre ineficácia no cumprimento da medida - em vigor desde dezembro do ano passado - e consequente prejuízo à população, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou um processo administrativo para apurar o caso.
Segundo o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), há inatividade dos entes públicos reguladores e da prestadora do serviço de abastecimento de água e saneamento básico quanto ao atendimento da população vulnerável beneficiada pela tarifa social. De acordo com a entidade, o desconhecimento do benefício compromete o acesso ao direito.
Por meio de requerimento da 15ª Promotoria de Justiça da Capital, ainda neste mês de abril, a BRK Ambiental tem de informar o total de usuários beneficiados com a tarifa social até o momento. A empresa também deve especificar os critérios adotados para a concessão do benefício, bem como quantos pedidos realizados pela população foram solicitados, aceitos ou recusados.
Outro ponto da diligência inicial é o detalhamento das estratégias de divulgação adotadas pela BRK Ambiental para dar conhecimento à sociedade sobre o direito à redução do valor da conta de água e esgoto. Ao Procon Tocantins, a Promotoria de Justiça solicitou as reclamações relacionadas à dificuldade de acesso, cadastramento ou manutenção do benefício da tarifa social garantido por lei.
A tarifa social de água e esgoto é destinada a titulares das contas com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo nas seguintes condições:
Pertencer à família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); ou
Pertencer à família que tenha, entre os membros, pessoa com deficiência ou pessoa idosa recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Aprovados Deputados aprovam pacote de medidas do Executivo para o equilíbrio fiscal do Estado Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 31°
ChuvaMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado