Entre os dias 1º e 7 de abril, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Marinha do Brasil, realizou mais uma etapa da Operação Guardiões do Lago. Na região Central, a ação recolheu 1.400 metros de redes de pesca. Simultaneamente, na região Norte, foram apreendidos 2.600 metros de redes irregulares nos municípios de Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia e Babaçulândia.
A operação tem como objetivo proteger os recursos pesqueiros do Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE Lajeado) e seus principais afluentes. As equipes do Naturatins realizaram patrulhamentos aquáticos e terrestres nos municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado, Palmas, Tocantínia e Miracema, com foco no combate à pesca predatória, especialmente o uso de arpões e redes por pescadores não profissionais, além de outras práticas ilegais que ameaçam o equilíbrio ambiental da região.
O fiscal responsável, Jusley Caetano, informou que a operação percorreu o Lago da UHE Lajeado e cursos d’água como o Ribeirão Santa Luzia, Ribeirão Taquaruçu, Rio Gameleira e Rio Providência, em Miracema. “Durante a fiscalização, abordamos diversas embarcações. Pescadores esportivos receberam orientações sobre a proibição do uso de anzóis com fisga, e os profissionais tiveram materiais e pescados avaliados conforme a legislação”, explicou.
Região Norte
Além da apreensão dos 2.600 metros de redes, as equipes realizaram ações educativas com pescadores amadores, ribeirinhos e profissionais, destacando a importância da preservação da fauna aquática e os riscos da pesca predatória.
Também foram distribuídos materiais informativos com orientações sobre a legislação ambiental vigente e práticas sustentáveis de pesca.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado