Na manhã desta sexta-feira, 28, Palmas recebeu oficialmente a Casa da Mulher Brasileira, um espaço estruturado para acolher e oferecer apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência. Durante a solenidade de inauguração, a deputada estadual Vanda Monteiro (UB) discursou em nome da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), destacando a importância da iniciativa e as políticas públicas voltadas à segurança e proteção das mulheres tocantinenses.
"A Casa da Mulher Brasileira não é apenas um prédio. É um símbolo de acolhimento, respeito e compromisso com aquelas que mais precisam de apoio", afirmou a parlamentar. Segundo ela, o espaço oferecerá atendimento especializado e serviços integrados para garantir dignidade e autonomia às mulheres.
Vanda Monteiro, que também preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Aleto, citou avanços conquistados pela Legislativo Estadual na aprovação de leis que beneficiam as mulheres, como a que assegura encaminhamento prioritário para vítimas de violência em vagas de emprego e cursos profissionalizantes. Além disso, ressaltou a lei que garantiu o monitoramento de agressores por tornozeleiras eletrônicas. "O Tocantins está entre os estados contemplados com recursos do Governo Federal para a aquisição desses equipamentos, o que demonstra nosso compromisso com o combate à violência de gênero", enfatizou.
A parlamentar aproveitou para parabenizar o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, pelo empenho na destinação de mais de meio milhão de reais para fortalecer o monitoramento de agressores. Também fez referência à gestão municipal, elogiando o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e a secretária da Mulher, Solange Duailibe, pela implementação da Casa da Mulher Brasileira.
Durante seu pronunciamento, Vanda Monteiro prestou homenagem à família de Delvania Campelo, moradora de Caseara e vítima de tentativa de feminicídio. "Reafirmo que estamos unidos e vamos lutar por justiça. Não vamos admitir violência contra a mulher. Lugar de agressor é na cadeia".
Em um gesto de sororidade, a deputada abriu mão de parte de seu tempo para que sua colega Claudia Lelis (PV) também se manifestasse. Claudia enalteceu a gestão do governador e a criação da Secretaria Estadual da Mulher, reforçando a necessidade de continuidade das políticas de proteção feminina.
Com a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, Palmas passa a contar com um novo reforço na rede de assistência às mulheres, um marco histórico que simboliza avanços na busca por igualdade e segurança para todas.
Presenças
A solenidade foi prestigiada por representantes de associações civis, gestores públicos estaduais e municipais e autoridades políticas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Palmas e do Tocantins.
Dentre os parlamentares, estiveram presentes o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), acompanhado dos deputados Gipão (PL), dr. Danilo Alencar (PL), Eduardo Mantoan (PSDB), e Valdemar Júnior (Republicanos). Da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, estiveram presentes a senadora Dorinha Rezende (UB) e os deputados federais Alexandre Guimarães (MDB) e Vicentinho Júnior (PP).
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado