O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou duas atividades voltadas ao sistema prisional nesta segunda-feira (17/3), com uma inspeção na Unidade Penal de Palmas e uma reunião com o titular da Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), Deusiano Amorim, na sede do Tribunal.
Durante a inspeção, foram identificados problemas na execução do serviço, como a escala exaustiva dos policiais penais, causada pelo número reduzido de profissionais. A vistoria faz parte do cronograma do GMF para percorrer as 27 unidades prisionais do estado. A Unidade Penal de Palmas foi a terceira inspecionada este ano pelo GMF.
“A ideia de fazer essas visitas é de mostrar para o detento que o Judiciário está atento a essas situações e que trabalha em parceria com os órgãos do governo para buscar as soluções que eles necessitam”, afirmou Eustáquio de Melo, coordenador do GMF.
Após a inspeção, que contou com a participação do Superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes Miranda; do Chefe de Segurança da CPP, Edson Moreira dos Santos; da gerente de serviços do GMF, Cláudia Chaves; dos servidores do TJTO Rodrigo Araújo, Tamyse Gomes e Lucas Flávio da Silva Miranda; além de representantes do Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins (Sindippen).
A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-TO, Maria Lúcia Soares Viana, também destacou a importância das vistorias. "Essas visitas são fundamentais. Essas pessoas precisam ser tratadas com dignidade para que, quando retornarem, possam se reintegrar."
O defensor público, Alexandre Augustus Zayek, ressaltou a relevância da atuação do GMF. “Através do GMF, em parceria com a Defensoria Pública, o Ministério Público e outros órgãos, o Estado e os interessados, juntos buscam melhorar o nosso sistema carcerário."
Na parte da tarde, durante o encontro com o supervisor do GMF, desembargador João Rodrigues, e o juiz coordenador Eustáquio de Melo, o secretário Deusiano Amorim apresentou as propostas de melhorias do Governo do Estado para o sistema carcerário do estado.
O GMF solicitou à Seciju que verifique a possibilidade de adotar as providências necessárias para o restabelecimento das demandas dos reeducandos.
O secretário da pasta informou existir uma comissão para elaborar concurso público com o cargo de policial penal. A previsão é de pelo menos 300 vagas. O secretário também informou que levará as outras demandas ao conhecimento do governo estadual e lembrou que o governo oferece cerca de 350 plantões extras por mês e houve reajuste à categoria no ano passado.
Participaram também da reunião, o secretário executivo da Secretaria Estadual Cidadania e Justiça, Hélio Marques, e o diretor de operações dos sistemas penitenciário e prisional da Seciju, Cléber Solano.
Sistema Carcerário do Tocantins
Segundo dados da Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça, o Tocantins conta com 27 unidades prisionais com mais de 4 mil reeducandos. Atualmente são 1.070 policiais penais em atuação no sistema carcerário do estado.
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café celebra inauguração da nova Base da Guarda Metropolitana e reforça compromisso com a segurança na Praia da Graciosa
Apreensão Na região do Jalapão, 1ª Denarc dá cumprimento a mandados de busca e apreende porção de droga
Prisão Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado
Indiciado Operação Protetor: Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável no interior do Estado
Prisão Em Palmas, Polícia Civil cumpre mandado de prisão de homem investigado por tentativa de homicídio
Apreensão Operação Protetor: Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão contra o tráfico de drogas em Palmas Mín. 22° Máx. 40°
Mín. 26° Máx. 41°
Tempo nubladoMín. 27° Máx. 38°
Chuvas esparsas
Política Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado