Quinta, 28 de Agosto de 2025
Tocantins Agrotóxicos

Tocantins registrou crescimento de 10% na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos

Todo o processo do uso de agrotóxicos passa pelo controle de fiscalizações da Adapec

17/02/2025 17h01
Por: Redação Fonte: Secom / Governo do Tocantins
Foto: Keven Lopes / Governo do Tocantins
Foto: Keven Lopes / Governo do Tocantins

Com o objetivo de cumprir com a destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos, os produtores rurais tocantinenses devolveram às centrais de recebimentos de embalagens de Pedro Afonso, Silvanópolis, Gurupi e Cariri, um total de 1.344 toneladas de embalagens de defensivos agrícolas, em 2024. O resultado é 10% maior que em 2023, segundo os dados das centrais.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), participa diretamente de todo o processo do uso de agrotóxicos no Estado, num sistema de controle e fiscalizações executado pela Agência, que vai desde o registro dos produtos que entram no Tocantins, comercialização, até o armazenamento correto dos produtos e das embalagens vazias nas propriedades. Além disso, apoio a destinação final aos postos ou centrais de recebimento destas embalagens. 

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, os dados mostram que os produtores rurais vêm entendendo a cada ano, a importância da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, bem como, demonstra o compromisso do Governo do Tocantins em retirar este passivo do campo, dando a ele a destinação correta. “Além das fiscalizações que são realizadas pela Adapec, nós também fazemos questão de orientar os produtores rurais e a população sobre a importância do uso correto e seguro dos defensivos agrícolas e de fazer a devolução,” destacou o presidente.

Recebimento itinerante de embalagens vazias

Outra ação que merece destaque é o Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, que atende pequenos e médios produtores, que registrou aproximadamente 50 toneladas de embalagens devolvidas em 2024.

Legislação

De acordo com a legislação, após a compra do produto agrotóxico, o produtor tem o prazo de um ano para fazer a devolução das embalagens vazias, podendo se estender por mais seis meses, caso o produto não tenha sido utilizado na sua totalidade. 

A Adapec orienta os produtores para que guardem o comprovante de devolução por dois anos na propriedade, pois em caso de fiscalização eles deverão ser apresentados.

Locais de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos

O Tocantins conta atualmente com quatro centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que estão localizadas nos municípios de Pedro Afonso, Silvanópolis, Gurupi e Cariri do Tocantins, além de dois postos, nos municípios de Araguaína e Lagoa da Confusão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
Atualizado às 22h01
27°
Tempo limpo

Mín. 25° Máx. 39°

27° Sensação
1.54 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/08)

Mín. 28° Máx. 39°

Tempo limpo
Amanhã (30/08)

Mín. 29° Máx. 38°

Parcialmente nublado