O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, por unanimidade, a minuta de decreto que estabelece as diretrizes para a implementação da logística reversa de embalagens em geral no estado do Tocantins. A proposta de regulamentação da logística reversa foi apresentada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).
O coordenador do Caop do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), promotor de Justiça Saulo Vinhal, participou da reunião do conselho ocorrida nesta quarta-feira, 12, votando pela aprovação da proposta, a qual segue para Casa Civil, para posterior encaminhamento à apreciação e sanção do governador Wanderley Barbosa
Luta antiga do MPTO
Em janeiro de 2023, a sugestão do tema ao Coema foi feita pelo então procurador de Justiça e coordenador do Caoma, José Maria da Silva Júnior, que buscava regulamentar a pauta (logística reversa) no Tocantins, permitindo que as embalagens e produtos retornassem, após o uso pelo consumidor, para o ciclo produtivo, assim, eles poderiam ser reutilizados, reciclados ou ter outras formas de destinação final ambientalmente adequada.
A minuta, elaborada com base em modelos de outros estados e com a colaboração da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), passou por diversas discussões e aprimoramentos nas Câmaras Técnicas de Gestão de Resíduos Sólidos e de Assuntos Jurídicos do Coema, culminando em sua aprovação final.
O ciclo do reaproveitamento
Uma vez aprovada, a política pública estabelecerá que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes recebam de volta dos consumidores embalagens de vidros, papéis e papelões, plásticos e metais, fazendo a guarda, gestão e destinação para empresas recicladoras.
Um software fará a gestão da logística reversa, recebendo o cadastro de empresas, a quantidade de embalagens distribuídas aos consumidores e o percentual do volume devolvido e distribuído para a geração. Serão estabelecidas metas mínimas e progressivas de quantidade de embalagem devolvida e destinada ao reaproveitamento.
A política prevê a divulgação da logística reversa para os consumidores e a integração com vários entes governamentais, do setor produtivo e organizações não governamentais, além de incentivar a criação de cooperativas de reciclagem em diversos municípios, aumentando o reaproveitamento de resíduos e diminuindo o descarte inadequado. Segundo dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, existem no estado oito Cooperativas e Associações de Catadores, sendo três em Palmas e as demais em Araguaína, Araguatins, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.
Relevância do tema
A logística reversa é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que visa responsabilizar fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes pelo ciclo de vida das embalagens de seus produtos, incentivando a reciclagem e a destinação adequada dos resíduos pós-consumo.
Para a engenheira ambiental do Caoma Dalvany Alves de Sousa Lima, que participou das discussões na Câmara Técnica de Gestão de Resíduos Sólidos, a medida tem o potencial de reduzir significativamente o impacto ambiental das embalagens descartadas. “Atualmente muitos resíduos são indevidamente destinados a aterros sanitários ou lixões. Uma política de logística reversa irá trazer a responsabilidade compartilhada pela gestão desses materiais descartados, auxiliando na redução de destinação de resíduos que poderiam ser reciclados e reutilizados no ciclo produtivo”, explicou.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado