Possibilitando aos moradores de Taguatinga o acesso aos seus títulos definitivos, a equipe técnica do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) se deslocou ao município para realizar a entrega de 55 títulos definitivos. Os trabalhos contam com o suporte logístico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
O presidente do Itertins, Ruivaldo Fontoura, destacou a ação como necessária para garantir acessibilidade e atendimento humanizado aos tocantinenses que vivem longe da capital. “A regularização fundiária é um passo fundamental para garantir segurança jurídica aos cidadãos, e promover o desenvolvimento rural é uma das políticas prioritárias do governador Wanderlei Barbosa. Sabemos que muitas famílias do interior enfrentam dificuldades para se deslocar até a capital em busca de atendimento, por isso, o Itertins vai até os municípios, porque acreditamos que é nosso dever garantir um atendimento digno, próximo e acessível a todos”, pontuou.
O morador de Taguatinga, João Batista Moreira, divide o terreno com seus 11 irmãos. Nesta sexta, 07, ele foi uma das pessoas contempladas com seu título, e comemorou: "Ontem eu estava conversando com um rapaz sobre a importância de um título. O meu vizinho tinha uma terra muito menor que a minha, mas valia muito mais porque era titulada. Por isso que eu lutei para "pegar" esse título por tanto tempo, mas Deus usou o governador e a equipe do Itertins para essa ajuda às pessoas. Isso é uma bênção de Deus", celebrou.
Já Alenice Vieira expressou gratidão pela atuação da equipe técnica do Itertins no município. "Tô tão feliz. Há tanto tempo que a gente corre atrás e agora deu certo. E achei muito bom que vieram aqui em Taguatinga, porque ir pra Palmas é meio complicado, ainda mais depois de certa idade. Agradeço demais a vocês, que fizeram tudo pela gente", demonstrou.
Além das entregas de documentos, a equipe também está realizando atendimentos administrativos para consultas de processos e recebimento de documentos necessários para sanar possíveis pendências em processos e títulos. Os atendimentos ocorrem na sede do Ruraltins, localizada na Praça Waldemar Carlos de França, até o dia 10 de fevereiro.
Compromisso com a segurança jurídica das terras
O Itertins entende que regularização fundiária é um passo fundamental para garantir a segurança jurídica das famílias tocantinenses, pois permite que elas exerçam plenamente seus direitos sobre a terra. Com a posse regularizada, os proprietários podem investir em suas propriedades com mais confiança, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. Diante disso, há necessidade de que esses atendimentos alcancem todos os tocantinenses, portanto além dos realizados em Palmas, a equipe atua também nos municípios do interior do Estado.
“A presença da equipe do Itertins em Taguatinga reforça o compromisso do Instituto em levar serviços de qualidade às comunidades, facilitando o acesso aos direitos fundiários e promovendo a regularização de terras no Estado do Tocantins. Além disso, não posso deixar de agradecer ao Ruraltins, que muitas vezes nos apoiam com a logística para atendimento”, pontuou o diretor de Regularização Fundiária do Tocantins, João Henrique Gonçalves.
Religiosidade Governador Wanderlei Barbosa participa da Missa dos Vaqueiros em Taguatinga e fortalece tradição secular
Decisão MPTO obtém decisão favorável para redução de vereadores em Taguatinga
Prisão Operação Protetor: Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Taguatinga
Cultura Cavalhadas de Taguatinga são instituídas no Calendário Cultural do Estado
Produção Intercâmbio Regional destaca sucesso na produção de frango caipira em Taguatinga Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 23° Máx. 34°
Chuva
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Política Ex-prefeita de Palmas manda recado direto ao atual gestor nas redes sociais
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado