O promotor eleitoral João Edson de Souza, da 35ª Zona Eleitoral do Tocantins, ajuizou ação civil pública contra todos os partidos políticos, coligações e candidatos que estão participando das eleições municipais em Novo Acordo. A ação foi motivada pelo uso excessivo de fogos de artifício durante a campanha eleitoral, que tem causado perturbação do sossego público e desrespeito à legislação em vigor.
No processo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) requer a concessão de liminar para suspender imediatamente o uso de fogos de artifício em eventos de campanha eleitoral, tais como carreatas, comícios, reuniões nos diretórios partidários e em celebrações realizadas após a divulgação dos resultados.
Multas
Em caso de descumprimento, o MPE pleiteia a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil aos partidos, coligações ou candidatos que violarem a proibição. Além disso, a ação requer a imposição de uma multa de pelo menos R$ 50 mil aos eleitores que utilizarem fogos de artifício.
Outra medida requerida pelo MPE é a determinação à polícia militar para apreender e destruir os fogos de artifício apreendidos em condições proibidas, com o registro de boletim de ocorrência. O Ministério Público também pede que a Justiça Eleitoral fiscalize os locais dos eventos informados pelos partidos políticos.
Leis proíbem o uso de fogos de artifício
Conforme a ação, o uso excessivo de fogos de artifício tem sido observado nas últimas semanas, causando transtornos aos moradores, especialmente crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais. O promotor ressalta que essa prática viola a Lei Estadual nº 4.133/2023, que proíbe a queima e soltura de fogos de artifício que causem poluição sonora no estado do Tocantins, e também descumpre a Resolução nº 23.610/2023 do Tribunal Superior Eleitoral.
Ação do MPTO Condições precárias de escola em Novo Acordo leva MPTO acionar Justiça para garantir reforma da unidade
Piscicultura Adapec promove ações para ampliar o número de cadastro de piscicultura no Tocantins
Água de qualidade MPTO aciona justiça para garantir qualidade da água em Novo Acordo
Inaugurações Em Novo Acordo, governador Wanderlei Barbosa entrega obras de pavimentação asfáltica
Prisão Suspeito de armazenar pornografia infantil é preso em flagrante pela Polícia Civil em Novo Acordo
Prisão Polícia Civil prende suspeitos de cometerem latrocínio que vitimou idoso em Novo Acordo Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 39°
ChuvaMín. 23° Máx. 36°
Chuvas esparsas
Política Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado