O Tocantins registrou um aumento de 41.46% no número de eleitoras e eleitores que enfrentam desafios relacionados a deficiências ou mobilidade reduzida. Do eleitorado de 1.171.342 que irão às urnas em outubro, nas Eleições Municipais de 2024, um total de 15.831 são pessoas com deficiência. Comparado com o último pleito municipal, realizado pela Justiça Eleitoral tocantinense em 2020, que contou com 1.035.289 eleitoras e eleitores, 11.191 destes necessitavam de algum tipo de atendimento especial.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mais de 15 mil eleitoras e eleitores com registro de deficiência, entre as principais alegações, estão 4.151 pessoas que declararam ter deficiência de locomoção; 3.210 se declaram portadora de deficiência visual; e 2.016 possuem deficiência auditiva. Os demais foram pessoas com dificuldade para o exercício do voto, entre outras declarações.
Compromisso com a inclusão
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) reforça seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, e alerta que esta eleitora e eleitor tem até o dia 22 de agosto para solicitar a votação para alguma das seções com acessibilidade, com a ressalva que este novo local esteja dentro do mesmo município. A Transferência Temporária de Eleitor (TTE) pode ser solicitada pela internet, pela página do Autoatendimento Eleitoral - Título Net, desde que sua situação no cadastro eleitoral esteja regular.
Conforme a última avaliação da acessibilidade das edificações da Justiça Eleitoral no Tocantins, realizada em 2022, todas os edifícios-sede das 33 Zonas Eleitorais possuem as condições mínimas para o atendimento de pessoas com deficiência (física, visual e auditiva), portanto, considerando que a circunscrição eleitoral das 33 ZEs abrange os 139 municípios, os cartórios eleitorais estão adaptados e preparados para atender todos os eleitores do estado do Tocantins.
Gestão inclusiva
Desde o início de sua gestão, o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destaca a inclusão como um dos pilares de sua gestão, ressaltando que a acessibilidade é um direito fundamental. “A democracia somente é efetiva quando todos participam do pleito eleitoral, e escolhem seus representantes. E a inclusão é isso, é garantir o pleno acesso ao processo eleitoral. Isso é direito fundamental de todos”, enfatiza o magistrado.
Justiça Eleitoral Acessível
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Nuai), instituído em 2021 pela Resolução TRE-TO nº 515/2021, visa tornar os espaços e serviços da Justiça Eleitoral do Tocantins mais acessíveis. O assessor de Planejamento e Gestão, Haleks Marques Silva, destaca ações como campanhas de sensibilização e capacitação de servidores para melhor atendimento às pessoas com deficiência.
“A acessibilidade é um dos valores institucionais, fundamental para garantir direito ao voto acessível a todo cidadão, independentemente de ser pessoa com deficiência, com mobilidade reduzida ou sem deficiência. Nesse sentido, o Nuai promove campanhas de sensibilização sobre acessibilidade, capacitação dos servidores e colaboradores para melhor atenderem às pessoas com deficiência e realizar a correta identificação do tipo de limitação ou dificuldade no cadastro eleitoral ”, afirmou.
Resolução TSE nº 23.736/2024
A Resolução TSE nº 23.736/2024 estabelece que eleitores com deficiência que ainda não se transferiram para seções acessíveis, podem fazer o pedido pessoalmente ou por representante legal, acompanhado de autodeclaração ou documentação comprobatória.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado