O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 19, a nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (PronTO) em Porto Nacional. A unidade tem como objetivo centralizar os serviços de 11 órgãos estaduais, proporcionando mais comodidade e eficiência aos cidadãos da região. Na ocasião, também foram inaugurados leitos pré-parto no Hospital Materno Infantil de Porto Nacional.
Em seu discurso, o chefe do Executivo destacou que a nova unidade do PronTO vai trazer mais praticidade e agilidade no atendimento ao público, além de gerar mais economia para o Estado. "Hoje damos mais um passo importante para facilitar a vida dos cidadãos de Porto Nacional e região com a inauguração da nova unidade do PronTO. Estamos entregando serviços para facilitar a vida dos cidadãos e trazer cidadania às pessoas de Porto Nacional. Este espaço centraliza serviços essenciais de 11 órgãos estaduais, trazendo mais praticidade, agilidade e eficiência no atendimento, além de gerar economia para os cofres públicos. É mais uma demonstração do nosso compromisso em melhorar o serviço público e atender melhor nossa população", salientou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Administração (Secad), Paulo César Benfica Filho, ressaltou os benefícios dessa centralização para a comunidade de Porto Nacional. “Hoje é um dia muito importante com a inauguração da unidade do PronTO em Porto Nacional. Estamos propondo uma nova eficiência no serviço público, unindo órgãos como Ruraltins e Adapec em um só local. Isso gera economia ao Governo do Tocantins, ao desocupar quatro prédios, e ao cidadão, que agora pode ser atendido em um único lugar, tendo acesso a mais de 200 serviços, sem necessidade de deslocamentos entre diferentes pontos”, pontuou Paulo César.
O PronTO é um programa de atendimento ao cidadão do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Administração (Secad), que tem o objetivo de garantir à população tocantinense um serviço de atendimento em que o cidadão tem uma relação direta com os órgãos estaduais da administração direta e indireta, além de órgãos municipais e federais. O programa disponibiliza ao cidadão maior qualidade e comodidade, oferecendo mais de 200 serviços.
Centralização Administrativa
A instalação da terceira unidade do PronTO reflete um novo conceito de centralização administrativa, permitindo que diversos órgãos funcionem em um único local. Entre os serviços oferecidos estão os da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/TO) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que agora operam completamente dentro da nova unidade. Além de facilitar o acesso da população a esses serviços, a centralização permite ao governo uma economia significativa com a desocupação de prédios alugados anteriormente.
A diretora de Suporte ao PronTO, Elissa Moara Ribeiro, explicou que o intuito é facilitar a vida do cidadão. “Já temos unidades em Gurupi, Araguaína e agora em Porto Nacional, com um sistema que é uma novidade, trazendo eficiência ao atendimento. O cidadão portuense agora pode agendar seu atendimento online, evitando filas e garantindo agilidade. Serão 11 órgãos oferecendo cerca de 200 serviços”, disse Elissa Moara.
“Estamos muito felizes com a chegada do PronTO aqui em Porto Nacional, pois vai facilitar muito a vida da população. Muitas pessoas não têm transporte para ir a Palmas. Com 11 órgãos reunidos em um só lugar, teremos acesso a vários serviços sem precisar sair da cidade. Isso vai ajudar muito o povo, principalmente quem mais precisa, tornando tudo mais prático e acessível”, completou Silvaneide Fernandes, moradora de Porto Nacional.
Com o objetivo de otimizar o atendimento ao cidadão, garantindo que ele tenha acesso a mais de 200 serviços públicos em um único local, a nova sede do PronTO, localizada na Rua Antônio Aires Primo, n° 2.597, oferece serviços essenciais da: Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd); da Agência de Fomento; da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP); da Secretaria de Estado da Saúde (SES); do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e do Servir.
Inauguração de leitos
Ainda em Porto Nacional, o governador Wanderlei Barbosa também inaugurou dois leitos pré-parto no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, que foram ampliados e reestruturados. O hospital é referência no Tocantins, realizando cerca de 2 mil atendimentos para toda a região sudeste do estado.
O secretário da Saúde, Carlos Felinto Junior, destacou que os leitos foram reestruturados e receberam novos equipamentos. “Hoje entregamos dois leitos pré-parto que foram reestruturados, com novos equipamentos colocados à disposição da nossa comunidade. A saúde é uma prioridade do nosso Governador e estamos trabalhando firme para entregar o melhor atendimento à nossa população”, disse Carlos Felinto.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado