Com o objetivo de promover e avançar na melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, orçamentária e patrimonial do Estado do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa sancionou a Lei nº 4.062, publicada no Diário Oficial dessa segunda-feira, 26. A legislação, aprovada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), autoriza o Poder Executivo Estadual a contratar crédito de até US$ 50 milhões para investimentos no Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Tocantins (Pró-Gestão Tocantins).
Esta operação e contratação de crédito externo autorizada será realizada pelo Governo do Tocantins no Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) com a garantia do Governo Federal.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afirma que o Estado possui capacidade orçamentária para realizar as operações de crédito autorizadas e considera o investimento na gestão fiscal e administração pública como um eixo prioritário para o Estado visando a eficiência e a inovação. “Esse investimento vem ao encontro à proposta do nosso governo em modernizar a estrutura do Estado, realizar o levantamento das necessidades da gestão administrativa e fiscal e atender a população tocantinense de forma satisfatória, com uma prestação de serviço de qualidade. É um investimento que visa a eficiência da administração pública”, enfatiza o Governador.
O crédito autorizado no Bird, segundo o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, atenderá a necessidade da gestão pública em áreas da administração que não são habitualmente atendidas por financiamentos, como o setor de patrimônio, recursos humanos, folha de pagamento e sistemas de controle. “O formato deste empréstimo é uma inovação para o Estado e tem como principal objetivo trabalhar a parte de gestão e eficiência, sistematizando os processos e melhorando o gasto público”, esclarece o gestor.
O secretário Sergislei Silva ressalta ainda que o objetivo do empréstimo é a eficiência da gestão pública para melhor atender o cidadão tocantinense. “Nesse empréstimo estão estabelecidos vários sistemas gerenciais que o Estado precisa implementar: sistemas administrativos, de gestão, patrimônio e previdenciário, orçamentário, de compras públicas e captação de recursos, entre outros. São vários eixos de sistemas que o Estado implementará dentro dessa realidade do formato digital”, finaliza.
Pró-Gestão
O financiamento com o Banco Internacional para o Pró-Gestão visa promover a melhoria da administração pública por meio de ações com foco na redução e racionalização do gasto público com resultados perenes, de modo a contribuir para a sustentabilidade fiscal dos entes subnacionais.
O programa possui três eixos prioritários: Gestão Fiscal, com foco na racionalização de gastos com pessoal ativo e inativo e na modernização de compras públicas; Gestão Financeira, com foco na redução do custo da dívida e inconformidades, bem como na racionalização dos investimentos públicos; e Gestão Patrimonial, com foco na racionalização dos gastos com o patrimônio.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado