O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) , passou pela auditoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) entre os dias 31 de julho e 8 de agosto. Nesta sexta-feira,9, os trabalhos foram finalizados com uma reunião avaliativa sobre a qualidade do Serviço Veterinário Oficial (SVO), que teve a participação dos auditores e da equipe técnica da Agência. Dentro de 30 dias será enviado um relatório preliminar com os apontamentos e prazos para a defesa que visam melhorias para evolução do setor.
Durante a auditoria, que foi realizada de forma virtual e presencial, os técnicos fizeram questionamentos sobre a legislação, capacitação, recursos humanos, físicos e financeiros, metodologia de trabalho, engajamento da cadeia produtiva, entre outros. Na reunião, os auditores indicaram as oportunidades do Tocantins dando destaque para o reconhecimento nacional de livre de febre aftosa sem vacinação; capacitação técnica; reconhecimento internacional de livre da Peste Suína Clássica (PSC) e os altos índices de vacinação contra a brucelose.
“É notório como a atual gestão avançou em estrutura e serviços, além disso, tem um grande patrimônio que é um corpo técnico altamente capacitado”, avaliou o superintendente interino Federal da Agricultura-SFA/TO, Elso Polizeu Júnior, acrescentando ainda, que a Agência está em constante evolução com transparência e força, pois tem a responsabilidade de colaborar com a sanidade do País.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, relatou os investimentos realizados para cumprir as diretrizes do Mapa e atender as necessidades da defesa sanitária. “Estamos prontos para avançar ainda mais e dispostos a ajustar os apontamentos do relatório, que será enviado pela auditoria. Embora não saibamos o resultado, temos consciência do quanto o Governo do Estado trabalhou para chegarmos neste patamar, com 30 unidades reformadas e investimentos em estrutura física, de pessoal, do novo sistema de defesa agropecuária que está sendo implantado, entre outros”, afirmou.
Na avaliação serão apontadas as forças, as fraquezas, oportunidades e ameaças detectadas permitindo ao avaliado acatar e/ou apresentar as provas que visam melhorias para a evolução do Serviço Veterinário Oficial.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado