O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comunica aos proprietários de rebanho de bovinos e outras espécies de animais localizados dentro da Ilha do Bananal que estará aberto a partir do dia 1º de agosto até 30 de setembro, o prazo para fazer a declaração obrigatória de informações pecuárias na Agência. Existem 287 retiros cadastrados na Adapec.
O gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, explica que para fazer a declaração de informações pecuárias, os proprietários de rebanho na Ilha do Bananal devem procurar os escritórios da Adapec nos municípios que compõem a Ilha e preencher o formulário de declaração de informações pecuárias. “Quem deixar de declarar o rebanho pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade (retiro) e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização,” destacou Sérgio Liocádio.
Durante este período a Adapec também intensificará na Ilha, as ações de vigilâncias ativas para assegurar a sanidade do rebanho, cumprindo às exigências do protocolo pós-suspensão de vacinação contra febre aftosa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ilha do Bananal
A inspeção dos animais na Ilha do Bananal é realizada no período de estiagem porque na maior parte do ano as áreas estão alagadas, dificultando o acesso aos retiros. Nessa época de declaração, os produtores rurais conseguem de forma mais efetiva chegar aos animais e fazerem as práticas sanitárias necessárias à manutenção da saúde.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado