O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou, nesta terça-feira, 18, recomendação à prefeita de Miracema do Tocantins, orientando pela revogação da Lei Municipal n. 649/2021, que transformou o entorno do lago da usina hidrelétrica em Zona Especial de Ocupação Moderada (ZOM), sem estabelecer que uma faixa de terra à margem do reservatório deve ser destinada à manutenção de Área de Preservação Permanente (APP).
A recomendação considera que a lei municipal contraria a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Tocantins (no que se refere às diretrizes gerais de proteção dos recursos naturais) e o Código Florestal - Lei Federal n. 12.651/2012 (que considera como APPs as faixas de terra localizadas nas margens de qualquer curso perene de água). Nas APPs, é proibida a supressão da vegetação nativa.
Com a lei municipal de 2021, a área do entorno do lago passou a ser considerada parte da Macrozona Urbana do Município, podendo ser parcelada e loteada em chácaras, sem que conste a obrigação de manutenção da área ambiental.
Além disso, o Ministério Público avalia que a Lei Municipal n. 649/2021 é incompatível com o Plano Diretor de Miracema (Lei Complementar n. 30/2021), no que se refere à manutenção de APPs e de Zonas Especiais de Proteção Ambiental (Zepams).
A recomendação foi emitida pela Procuradoria-Geral de Justiça, como parte de um procedimento administrativo de controle de constitucionalidade, no qual foi colhida uma série de informações referentes à Lei Municipal n. 649/2021.
A orientação da PGJ é que a lei municipal seja revogada no prazo de 60 dias, com a publicação do ato de revogação no Diário Oficial de Miracema do Tocantins. O não acatamento dos termos da recomendação pode implicar na adoção de medidas judiciais por parte do MPTO.
Juventude Católica Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Projeto do MPTO Seminário “Acolher Tocantins” do MPTO chega a Miracema nesta quarta-feira, 17
Investimento no TO Governo do Tocantins entrega novos mobiliários ao Hospital Regional de Miracema
Miracaxi 2025 Em Miracema, governador Wanderlei Barbosa participa da abertura oficial do maior carnaval fora de época do Tocantins
Direitos Humano MEDHTO promove seminário ‘Direitos Humanos e Segurança Pública’ com lançamento de documentário ‘Quem matou os filhos de Miracema?’
Prisão Polícia Civil do Tocantins deflagra operação “Ceia de Natal” em Miracema e prende suspeitos de homicídio Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuva
Plantão Policial Homem condenado a 12 anos por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Araguaína
Curta Tocantins Governo do Tocantins anuncia programação do Carnaval 2026 com atrações nacionais e regionais em Palmas
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina