O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realiza nesta quarta-feira, 17, o seminário "Acolher Tocantins" na cidade de Miracema, no auditório da instituição. O evento faz parte de um circuito que percorre o estado e tem como objetivo principal expandir e fortalecer o programa Famílias Acolhedoras. A iniciativa busca mobilizar a sociedade para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade tenham um lar temporário e seguro, evitando a permanência em abrigos.
O seminário é voltado a um público amplo, incluindo gestores, conselheiros e profissionais das áreas de Direito, Saúde, Educação e Segurança Pública, bem como a qualquer pessoa interessada no tema. A programação, com duração de 7 horas (das 9h às 12h e das 14h às 18h), contará com palestras, debates sobre desafios locais e a assinatura de uma carta de compromisso.
Atualmente, no Tocantins, a maioria das crianças e adolescentes que precisam ser afastados de suas famílias (cerca de 87%) estão em abrigos institucionais. Para reverter esse cenário, o estado estabeleceu como meta garantir que, até 2027, pelo menos 25% deles possam viver em um ambiente familiar. O programa Famílias Acolhedoras é uma peça-chave para atingir esse objetivo, assegurando o direito fundamental à convivência familiar e comunitária.
Para mais detalhes sobre as próximas datas, confira o calendário:
Porto Nacional: 22/10, Auditório da UFT
Gurupi: 29/10, Auditório do Ministério Público
Xambioá: 05/11, Fórum
Taguatinga: 12/11, Auditório do Ministério Público
Mín. 27° Máx. 40°
Mín. 30° Máx. 41°
Tempo nubladoMín. 31° Máx. 42°
Tempo limpo