O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) deu início nesta quinta-feira, 6 de junho, à 16ª edição do seu maior programa de capacitação, o Agenda Cidadã, como parte das celebrações dos 35 anos da instituição. Realizado excepcionalmente em Palmas, o evento visa fortalecer a gestão pública e incentivar a participação cidadã por meio do controle social. Nesta sexta-feira, 7, o programa terá um dia inteiro de capacitações.
O evento realizado na unidade II do Colégio Militar em Palmas, lotou o auditório com a presença de gestores, contadores e população em geral e, foi aberto pelo conselheiro decano, José Wagner Praxedes, que deu as boas-vindas aos participantes e aos convidados internacionais, incluindo o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José F.F. Tavares, que ministrou a palestra magna (leia aqui), e o presidente da Corte em Angola, Sebastião Gunza. Praxedes também agradeceu às entidades parceiras, como Sebrae, Fieto e o governo do Tocantins, que colaboraram com a realização do Agenda Cidadã.
Tradicionalmente, o Agenda Cidadã percorre as seis regiões do Estado, reunindo em um município polo, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, presidentes de conselhos e fundos municipais, além da sociedade em geral, para atualização sobre legislação e normas da gestão pública. Este ano, representantes dos 139 municípios tocantinenses compareceram à solenidade de abertura, demonstrando o engajamento dos gestores públicos em aprimorar suas práticas administrativas.
Discursos de diversas autoridades marcaram a cerimônia de abertura. Entre presentes estavam o conselheiro do TCE de Pernambuco, Carlos da Costa Pinto Neves representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon); Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB); Gilberto Pinto Monteiro Diniz, presidente do TCEMG; Diogo Borges, da Associação Tocantinense dos Municípios ATM); o presidente da Corte em Angola, Sebastião Gunza; André Luiz de Matos Gonçalves, presidente do TCETO; e o governador do estado, Wanderlei Barbosa. Todos enfatizaram a importância do programa para a capacitação dos gestores públicos e para o fortalecimento da administração municipal e estadual.
Intuito transformador
O presidente do TCETO, André Matos, destacou a relevância da aproximação entre os executores do orçamento público e os órgãos de fiscalização. “Um evento como esse deve ser transformador de realidade”, afirmou Matos, reforçando que o Agenda Cidadã pretende garantir melhores condições de vida aos cidadãos.
Durante a cerimônia, a Corte tocantinense assinou dois termos de cooperação técnica (veja a matéria completa aqui): um com o Tribunal de Contas de Angola e outro, ratificando o Termo de Cooperação Técnica assinado em 1996 em Lisboa, com o TC de Portugal, fortalecendo assim os laços e a colaboração internacional entre as instituições.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado