No Tocantins, está cada vez mais crescente a procura pelo serviço de Verificação de Veículo Tanque Rodoviário (VTR), atendendo a uma demanda crescente dos proprietários transportes de cargas perigosas.
Só este ano, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou a verificação em 637 veículos (VTR).
A ação atende a Portarias Inmetro em vigor em que os veículos tanque devem passar por verificação volumétrica e atender a legislação vigente a cada dois anos para ter a certificação, documento comprobatório que deve ser apresentado às distribuidoras.
Qual a importância do serviço no Tocantins?
O caminhão-tanque, além de ser utilizado para o transporte de líquidos, é o método de medição oficialmente regulamentado pelo Inmetro para o transporte de combustível no Brasil. Por isso, esses veículos precisam, obrigatoriamente, passar pela verificação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Inmetro (RBMLQ - I), presente em todos os estados.
Até novembro de 2022, no Tocantins, os proprietários de veículos tanques com carga perigosa iniciavam o processo de forma local, mas precisavam se deslocar para Anápolis (GO) – o posto de verificação mais perto, para ter a documentação em dia para atuação profissional.
Como é a verificação do instrumento
Os veículos tanque devem passar por verificação volumétrica e atender a legislação vigente a cada dois anos para ter a certificação, documento comprobatório que deve ser apresentado às distribuidoras.
O caminhão-tanque, além de ser utilizado para o transporte de líquidos, é o método de medição oficialmente regulamentado pelo Inmetro para o transporte de combustível no Brasil. Por isso, esses veículos precisam, obrigatoriamente, passar pela verificação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Inmetro (RBMLQ - I), presente em todos os estados.
De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, o serviço prestado pelo órgão “beneficia as empresas que atuam com transporte de cargas perigosas, favorecendo aos empresários a atenderem os requisitos da legislação vigente de forma mais econômica e rápida, sem a necessidade de deslocamento para outros estados. Além da agilidade, a verificação no Tocantins reforça o compromisso da Agência de Metrologia em estar mais perto da sociedade, atendendo às demandas locais”, pontua o gestor da pasta.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado