O Estado do Tocantins, ocupa a 1ª posição entre os estados que menos desempregaram na região norte do país, (valor absoluto) ,em janeiro de 2024. Os números são revelados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, na última sexta-feira, 15. No mês anterior, o Estado ocupou a 4ª posição.
O Caged registrou em janeiro de 2024 um saldo positivo de 1.447 novos empregos gerados, número que resulta de 11.287 admissões, menos 9.840 desligamentos.
Ao comparar o desempenho de janeiro de 2024 com o mesmo período do ano passado percebe-se um crescimento de 21,9 % na geração de empregos. Segundo o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, os números relacionados ao mercado de trabalho no Tocantins tem apresentado um constante crescimento e comenta: “Os dados mostram que as oportunidades de emprego estão surgindo e nosso convite a cada tocantinense é para que mantenham seus cadastros junto ao Sistema Nacional de Empregos - Sine atualizados e aproveitem as capacitações e orientações profissionais gratuitas que são disponibilizadas em nossas unidades”.
A gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, relata que em janeiro o setor que mais contratou no Tocantins foi a Construção Civil com um saldo positivo de 322 novos postos de trabalho abertos. “Geralmente em janeiro não temos muitas contratações na área da construção civil devido às chuvas, mas os dados desse ano trazem essa surpresa”. Pontua a gerente.
Setores que mais empregaram no Tocantins
A Construção Civil teve saldo positivo de 322 postos aberto seguida do setor de Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura com saldo de 314 novos postos de trabalho , tem terceiro lugar esteve a Administração Pública ( 187) e Comércio (186) contribuíram para que o Estado do Tocantins comesse o ano com saldos positivos.
Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado
No município de Palmas foi registrado um saldo positivo 414 novos postos de empregos, em Araguaina 208 e em Porto Nacional 138.
Sobre o Caged
O Caged é um registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.
A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus dez postos espalhados estrategicamente pelo estado (Palmas; centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso; Guaraí; Dianópolis; Almas e Araguatins). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado