Quinta, 21 de Novembro de 2024
Política Eleição 2024

A força da senadora Dorinha no interior e a falta de articulação na capital

União Brasil deve perder os quatro vereadores da capital nos próximos dias

06/03/2024 10h56
Por: Redação Fonte: Da redação
Foto: Jeferson Rudy / Agência Senado
Foto: Jeferson Rudy / Agência Senado

A senadora, Professora Dorinha, presidente regional do União Brasil tem mostrado força no interior do Estado com a filiação de prefeitos, vereadores e lideranças políticas que pretendem disputar as eleições deste ano.

Diferente da articulação que vem sendo construída no restante do Estado, em Palmas, onde a senadora obteve 72.268 votos (50,59%) na última eleição, não há movimentação da senadora, no sentido de trazer lideranças para o União Brasil. Pelo contrário, o partido que conta com quatro vereadores na Câmara Municipal deve ficar sem nenhum nesta janela de troca partidária.

O histórico do comando de siglas pela senadora na capital não é nada bom. Quando presidia o antigo DEM, na última eleição municipal, teve dificuldades para montar uma chapa proporcional conseguindo apenas 14 nomes, e desestruturada, porque tinha arrancada, mas não tinha o corpo da chapa. 

Embora tenha elegido dois vereadores, foi uma disputa acirrada que poderia deixar um dos dois eleitos de fora com votação expressiva. E perdeu a chance de fazer mais um vereador, caso, tivesse articulado uma chapa competitiva. Com a fusão do PSL com o DEM, Dorinha ganhou mais dois vereadores que vieram do PSL, e mesmo assim, não conseguiu garantir a bancada.

Representantes de Palmas, Dorinha e Gaguim que estão no comando do União Brasil no Regional e no Metropolitano não estão dando a devida atenção que a Câmara Municipal de Palmas merece. Basta olhar para o resultado da última eleição que elegeu ou reelegeu, oito ex-vereadores de Palmas para a Assembleia Legislativa, três para a Câmara Federal, tem um ex-vereador no Senado e no comando do Governo do Estado está o ex-vereador e hoje governador, Wanderlei Barbosa. Aliás, o próprio Gaguim iniciou sua carreira política na Câmara de Vereadores de Palmas. 

O União Brasil tem poucos dias para filar nomes e articular uma chapa competitiva na capital, sob risco de sair das eleições municipais forte no interior e minúsculo em Palmas, porque está desprezando uma das maiores vitrines politica do Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Política
Sobre Política
Palmas, TO
Atualizado às 06h04
23°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 36°

24° Sensação
0.51 km/h Vento
88% Umidade do ar
100% (2.24mm) Chance de chuva
Amanhã (22/11)

Mín. 23° Máx. 35°

Chuva
Amanhã (23/11)

Mín. 21° Máx. 35°

Chuva