Inserir e incentivar os jovens a participar da vida pública contribui para que a falta de interesse na política desta faixa etária seja reduzida, principalmente quando voltada para o público feminino. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou na manhã desta sexta-feira, 1° de março, uma roda de conversa com os alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio do Colégio Militar Duque de Caxias, no Distrito de Taquaruçu, em Palmas.
A ação faz parte do programa permanente “+Mulher +Democracia” do TRE-TO. Na ocasião, a equipe da 29ª Zona Eleitoral ofereceu serviços gratuitos como o alistamento eleitoral (1º título) para os alunos. A juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, coordenadora do “+Mulher +Democracia”, na ocasião, conduziu a roda de conversa e também representou o ouvidor das Mulheres+ e coordenador geral dos programas permanentes de inclusão do TRE-TO, juiz José Maria Lima. Participaram da ação 205 alunos, além de professores, servidores da escola e comunidade em geral que foi regularizar sua situação eleitoral.
Abordando os desafios e ainda a baixa representatividade das mulheres na política, durante a roda de conversa foram discutidas soluções contra o desrespeito aos direitos políticos do gênero feminino. A estudante Kaylla Ribeiro, 16 anos, que aproveitou a ocasião para fazer seu primeiro título de eleitor, destacou que a participação dos jovens é importante para o processo de mudança e renovação.
“Antes a mulher não tinha nem o direito de votar. Agora temos o direito de participar ativamente. É importante que desde cedo o jovem participe e se mantenha atento aos seus direitos. Escolher nossos representantes também faz parte do processo democrático. E ter mais mulheres, com certeza esta representação é maior”, afirmou Kayla Ribeiro.
Realidade feminina
Aluno do 3º ano do ensino médio, Igor Alves, 16 anos, destacou que só uma mulher sabe as dificuldades encontradas no cotidiano e por isso, é preciso ter maior participação na política. “Só uma mulher sabe o que se passa no dia a dia. Ao ter mais mulheres em cargos políticos, maior é a confiança de outras mulheres. Pois vão ter mais voz em todos os espaços e seus direitos defendidos. Infelizmente o machismo ainda predomina e isso não deve acontecer”, pontuou o estudante.
Conscientização vem de berço
Também durante a atividade, pais de alunos e servidores do colégio, puderam realizar a transferência de domicílio, regularização e revisão de dados, assim como impressão da 2ª via do título. A auxiliar de serviços gerais Eliana Barros Vieira Rodrigues, contou que aproveitou a oportunidade para atualizar seu título de eleitor e fazer o alistamento eleitoral da filha, Jéssica Vieira Rodrigues, de 17 anos.
“Sou casada há 16 anos e ainda não tinha o sobrenome do meu esposo. Hoje aproveitei para atualizar meus dados e fazer o 1º título da minha filha. É importante que ela participe já das eleições deste ano. Que tenha consciência que pode fazer a diferença com seu voto”, afirmou Eliana.
Maria nas Comunidades
Em parceria com a Ouvidoria das Mulheres+ do TRE-TO e com a Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a roda de conversa aconteceu em formato de audiência pública. A ação integra o projeto “Maria nas Comunidades”.
Participaram ainda dos debates da roda de conversa, a sargento do Bombeiro Militar, Christiane Ramalho; a advogada Raquel Albuquerque, representante da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Tocantins; e a professora Albertina de Carvalho Fonseca Leal.
+Mulher +Democracia
Por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO), em parceria com a Ouvidoria Mulheres+, o programa permanente +Mulher +Democracia busca fortalecer nas mulheres os conceitos de cidadania e democracia, esclarecer sobre direitos e deveres da mulher no processo político brasileiro, conscientizar as mulheres para a importância de sua capacidade eleitoral ativa e passiva, além de enfatizar a autonomia feminina na escolha dos seus candidatos.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado