O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta quinta-feira, 29, na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o Projeto de Lei n° 2, de 9 de fevereiro de 2024, que institui o Fundo Estadual para os Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Tocantins (Fedipi/TO). A iniciativa é um marco para o Estado e é resultado da articulação da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
A criação do Fundo Estadual para os Direitos da Pessoa Idosa trata-se da ampliação do conjunto de programas e ações direcionados a essa parcela importante da população, tornando então uma peça fundamental no financiamento de iniciativas voltadas para a promoção da saúde, da assistência social e da inclusão dos idosos no Tocantins.
“Sabemos o quanto essa política tem alcance social e, para nós, isso é muito importante. O nosso governo tem trabalhado essas pautas específicas com muito cuidado e atenção. Queremos voltar às atividades e às ações, atender essas pessoas, dar a elas a dignidade e os direitos que lhe são inerentes. É um momento importante para o Tocantins, um momento importante para essas pessoas”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
Além de proporcionar melhores condições de vida e promover o envelhecimento saudável, o Fundo também visa fomentar projetos que combatam a violência contra os idosos e incentivem a participação ativa dessa população na sociedade. Com isso, busca-se não apenas garantir o bem-estar dos idosos, mas também criar um ambiente mais inclusivo e seguro para eles.
Segundo a primeira-dama Karynne Sotero, o objetivo principal do Projeto de Lei é garantir melhores condições de vida para os idosos, além de promover o envelhecimento ativo e saudável. "O lançamento do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa é um passo importante nessa direção. Estamos comprometidos em criar um ambiente que proporcione dignidade e respeito aos nossos idosos. E, de antemão, afirmo que vamos reabrir o Centro de Convivência da pessoa idosa”, pontuou a primeira-dama e secretária durante o evento de lançamento.
O Fundo será gerenciado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi/TO), que terá a responsabilidade de decidir como os recursos serão aplicados em programas e ações específicas para beneficiar os idosos.
Para o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, a iniciativa representa um avanço significativo nas políticas voltadas para a terceira idade, respeitando o desenvolvimento social e os direitos humanos. “É uma vitória muito grande do povo e, para nós, é uma satisfação muito grande, pois apoiamos e lutamos pela causa idosa. Temos aqui muita gratidão pelo governador Wanderlei Barbosa e também pela primeira-dama Karynne Sotero, pois sabemos que esse é um momento histórico para o nosso estado”, expressou o secretário.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi/TO), Valtrude Messias, agradeceu o compromisso do governador e da primeira-dama, pontuando que o ato representa um avanço para os direitos humanos da pessoa idosa. “Com a criação desse Fundo, estaremos colocando em prática as ações que a lei estabelece”, comemorou.
Homenagens
Ainda na oportunidade, a primeira-dama, Karynne Sotero, foi homenageada com o certificado de Madrinha do Fundo Estadual da Pessoa Idosa do Tocantins. A titulação foi concedida pela Superintendência de Direitos Humanos e Política, da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça. Com a honraria, ela passa a ser, ainda, madrinha de todos os conselhos estaduais ligados à Diretoria de Diversidade e Inclusão Social.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado