Com 998 inquéritos finalizados e remetidos ao Poder Judiciário, a 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM - Araguaína) fechou o ano de 2023 intensificando as ações de combate à violência contra a mulher. Ao longo do ano, também foram instaurados 786 novos inquéritos policiais, registrados 815 boletins de ocorrência e solicitadas 705 medidas protetivas de urgência.
Além disso, a 3ª DEAM participou de duas operações nacionais, a Átria e a Shamar, ambas voltadas ao fim da violência contra a mulher. Um dos pontos fortes das ações de conscientização, foram a 2ª edição do Projeto Fênix, no mês de março, e a 1ª Caminhada Agosto Lilás, visando o enfrentamento à violência doméstica no município com participação de mais de 600 pessoas.
“Essas ações demonstram o comprometimento da Polícia Civil em combater a violência doméstica no município de Araguaína e reforçam o nosso papel enquanto autoridade policial e também mulher, em conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência contra a mulher e dar ampla divulgação aos nossos canais de denúncias para que as vítimas se sintam encorajadas em buscar o apoio da polícia e encerrar o ciclo de violência”, destacou a delegada regional de Araguaína, Ana Maria Varjal.
A delegada titular da 3ª DEAM, Sarah Lilian de Souza, destaca que a unidade especializada tem se empenhado em dar voz às mulheres de Araguaína e região. “Nosso trabalho de conscientização tem o objetivo de levar informações para as mulheres, para que possam identificar se estão sendo vítimas de algum tipo de violência, ou até mesmo identificar essas situações e ajudar mulheres a sua volta. Hoje temos muitos canais de denúncia, uma rede de proteção à mulher bastante atuante e estamos aqui à disposição para dar voz a essas mulheres e dizer que basta de violência contra à mulher”, ressalta a delegada Sarah Lilian.
Um canal de denúncia que vem sendo bastante demandado e que inclusive permite solicitar medidas protetivas de urgência é o aplicativo Salve Mulher. Por meio do aplicativo, disponível para o sistema Android, é possível obter esclarecimentos sobre os tipos de violência contra a mulher (física, patrimonial, psicológica, sexual e moral), fazer denúncias, inclusive de forma anônima, e agilizar pedidos de medida protetiva.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado