O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do Vale do Rio Manoel Alves, está trabalhando para construir um aterro sanitário de médio porte para atender os municípios integrantes do consórcio.
O projeto deve solucionar a demanda atual de destinação de mais de 19 mil toneladas de resíduos sólidos gerados por cerca de 36 mil habitantes da região sudeste do Tocantins
dos municípios que compõem o Consórcio. São eles: Almas, Dianópolis, Novo Jardim, Porto Alegre, Taipas do Tocantins, Conceição do Tocantins, Chapada da Natividade e Rio da Conceição.
São parceiros do Projeto também o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a empresa Aura Minerals.
Neste sentido, o Grupo de Trabalho do Projeto Piloto Lixão Zero, criado especificamente para trabalhar na implantação do aterro sanitário, em reunião realizada na última quinta-feira,25, em Dianópolis, no auditório Professora Margarida, definiu que até o final desta semana, deve ser entregue o projeto básico do aterro sanitário.
Esta foi a quarta reunião para implantação do projeto na área piloto do CIDS Vale Do Rio Manoel Alves, que contou com a participação de representantes de prefeituras, Aura Minerals, Naturatins e Semarh.
Na ocasião, foi discutido, também, o convite para a adesão de novos municípios ao Consórcio. E, definido o calendário das reuniões mensais e descentralizadas do grupo de trabalho.
“Estamos apoiando os municípios e incentivando a trabalhar a gestão compartilhada ou associada dos resíduos sólidos para resolver o problema dos lixões a céu aberto que geram inúmeros problemas para o meio ambiente, e consequentemente, para a saúde da população”, afirmou o secretário Marcello Lelis.
O secretário ressalta ainda que o fim dos lixões é uma prioridade da política nacional de resíduos sólidos, prevista pela Lei 14.026 de 2020 a qual estipulou até agosto deste ano para os municípios com população inferior a 50 mil moradores acabarem com os lixões.
Última reunião
Durante a reunião em Dianópolis, o Consórcio apresentou um diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos nos respectivos municípios. Todos anseiam pela implantação do aterro por ainda disporem seus resíduos em lixões a céu aberto. Na ocasião, os municípios apresentaram as iniciativas de limpeza urbana, coleta seletiva e o planejamento das ações futuras.
Para a diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, diretora Ellen Amaral Figueiredo, esta realidade estende-se também aos demais municípios do estado e por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Semarh, está articulando e incentivando as prefeituras a trabalhar a gestão compartilhada ou associada através da regionalização.
“Dessa forma conseguimos aumento da escala e a diminuição dos gastos financeiros com a correta e adequada destinação dos resíduos, além de ganhos ambientais, econômicos e sociais”, explica a diretora. “Iniciamos na área piloto do CIDS Vale do Rio Manoel Alves, e posteriormente, queremos estender o projeto para outras regiões do estado”.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado