Quarta, 26 de Novembro de 2025
Tocantins Ação do MPTO

Ação do MPTO resulta em responsabilização da BRK Ambiental por causar poluição e mortandade de peixes em ribeirão da capital

A ação foi ajuizada pela 24ª Promotoria de Justiça da Capital.

15/01/2024 13h03
Por: Redação Fonte: Ascom MPTO
Divulgação MPTO
Divulgação MPTO

A empresa BRK Ambiental foi condenada por crime ambiental em ação penal proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por poluir, em 2017, o Ribeirão Taquaruçu com lançamento de esgoto proveniente de vazamento de resíduos  da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Taquari, localizada na Capital.

A sentença estipulou a obrigatoriedade de pagamento de multa equivalente a 150 salários mínimos, à época dos fatos, além de adotar medidas eficazes para evitar a repetição de condutas danosas ao meio ambiente, estabelecendo programas de gestão ambiental, capacitação de funcionários e monitoramento ambiental regular.

A ação que levou à condenação apontou, por meio de relatório elaborado por equipe do Centro Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do MPTO, que a mortandade de peixes no ribeirão estava diretamente relacionada à redução de oxigênio causada pelo lançamento de esgoto tratado da BRK Ambiental.
 
A ação foi ajuizada pela 24ª Promotoria de Justiça da Capital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
Atualizado às 19h01
28°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 29°

32° Sensação
1.54 km/h Vento
79% Umidade do ar
95% (2.8mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Amanhã (28/11)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva