Produtores rurais que cultivam soja sequeiro devem obrigatoriamente realizar o cadastro da área cultivada na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec). O objetivo é manter um banco de dados atualizado que tem o papel primordial de nortear as medidas sanitárias estratégicas de prevenção à proliferação de pragas que acometem a cultura, a exemplo da ferrugem asiática.
Na safra 22/23 foram cadastradas 1,3 milhão de hectares de soja plantada. Toda área cultivada deve ser informada anualmente posterior à semeadura. Neste ano, será até o dia 26 de janeiro, uma vez que o prazo final da janela do plantio, que era 8 de janeiro, foi prorrogado devido à estiagem.
O cadastramento consta informações muito importantes sobre a área plantada, variedade das sementes, previsão de início e colheita, acesso às propriedades, entre outros. “Isso facilita a ida dos nossos técnicos a campo para poder realizar os monitoramentos e assim ajudar os produtores no controle das pragas, principalmente a ferrugem asiática, considerada a principal que acomete a cultura”, explica o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa.
Cadastro
Para realizar o cadastro, basta acessar o site http:/adapec.to.gov.br/vegetal/, preencher as informações e entregar na Agência, no município onde a área é cultivada. É necessário emitir o DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) no site: www.sefaz.to.gov.br, e efetuar o pagamento para finalizar o cadastro. Mais informações ligue 0800 063 11 22 ou procure o escritório mais próximo.
O descumprimento da medida acarretará em multas e outras sanções.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado