A Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) de Araguaína, unidade especializada da Polícia Civil do Tocantins, registrou uma redução de quase 43% no índice de roubos na cidade neste ano de 2023. Em 2022 foram registrados 756 roubos, já em 2023 o número caiu para 434.
A divisão especializada foi criada em 2017 com a finalidade de reduzir os índices alarmantes de roubos registrados no município. Na época, o ano anterior (2016) finalizou com um total de 2.438 registros de roubos. A proposta de criação da unidade veio do delegado de polícia Fellipe Crivelaro. "Me recordo que à frente da então delegacia de furtos e roubos de veículos chegamos a encarar 18 roubos em um dia só e já no primeiro ano de criação da DRR nós conseguimos reduzir o índice em 20%", comenta o delegado.
Desde a sua criação a Delegacia já deflagrou diversas operações que resultaram na prisão de inúmeros autores de roubos, como a Operação Labirinto, deflagrada em agosto deste ano que resultou no cumprimento de 18 mandados de prisão preventiva por essa prática criminosa.
A DRR já ultrapassou a marca de 1.200 investigações concluídas desde sua criação, resultando no indiciamento e prisão de inúmeros autores de roubos. O delegado titular da divisão explicou um pouco de como o trabalho é realizado. "Na DRR criamos a expressão assaltante em série ao nos referirmos àqueles que fazem do roubo um meio de vida. Utilizando das várias técnicas investigativas, que fomos aprimorando com o tempo, conseguimos criar um ‘efeito dominó’ ao individualizar cada roubo praticado e proceder com a prisão do indivíduo, tendo como consequência condenações que ultrapassam o limite máximo para cumprimento de pena previsto no Código Penal, de 40 anos. Com estes assaltantes em série cumprindo altas penas no presídio, os índices de roubos caem, trazendo a merecida segurança que o cidadão araguainense merece", ressaltou o delegado Fellipe Crivelaro.
Se compararmos o ano de 2023 com o ano pré-DRR (2016), a redução chega a incrível marca de 82% nos índices de roubos na cidade. "Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado, e nossa missão agora é garantir que ele se mantenha ou, melhor, que continue reduzindo", finalizou o delegado.
Procurado Polícia Civil do Tocantins procura investigado por homicídio qualificado após discussão em estacionamento em Palmas
Cumprir pena Moraes decide que Bolsonaro continuará preso na superintendência da PF
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café celebra inauguração da nova Base da Guarda Metropolitana e reforça compromisso com a segurança na Praia da Graciosa
Apreensão Na região do Jalapão, 1ª Denarc dá cumprimento a mandados de busca e apreende porção de droga
Prisão Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado
Indiciado Operação Protetor: Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável no interior do Estado Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 23°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado