O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, e os secretários de Estado, da Indústria, Comércio e Serviços, Humberto Lima; e da Agricultura, Jaime Café; cumpriram agenda institucional nessa quarta-feira, 8, no estado do Paraná, com o objetivo de buscar um modelo de referência de desenvolvimento agroindustrial para o Tocantins.
Dentre as empresas de sucesso no estado paranaense, a equipe do Governo visitou a sede da Frísia Cooperativa Agroindustrial, situada na cidade de Carambeí/PR. A cooperativa é a mais antiga do Estado, com atuação atrelada à agricultura, pecuária de leite e de corte, suinocultura, silvicultura, além de prestar serviços de armazenagem, venda de produtos agropecuários e industrialização de leite e carne.
O vice-governador Laurez Moreira ressaltou que o intuito é o desenvolvimento agroindustrial do Tocantins e para isso é preciso buscar referências do segmento, experientes e de sucesso. “O Paraná, a Região Sul do Brasil, foi um dos principais agentes de transformação do estado do Tocantins, que era um Estado de produção agrícola de subsistência, em um grande produtor de grãos e o que nós estamos buscando, seguindo as determinações do nosso governador Wanderlei Barbosa, são parceiros para que possamos continuar essa transformação; tornar o Tocantins um estado que realmente tenha a agroindústria nos seus diversos municípios, agregando valores e dando emprego para a nossa gente. E, para isso, precisamos buscar quem tem experiência na produção”, afirmou.
O diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus, assegurou o interesse de ser parceiro do Tocantins. “Para nós é uma alegria receber gestores do estado do Tocantins; a Frísia é uma cooperativa que quer levar o desenvolvimento para o Tocantins, principalmente investindo em pessoas, oportunizando para que produtores possam continuar crescendo, com produtos viáveis, e também para que o cooperativismo cada vez faça mais diferença neste Estado, onde possamos ser cada vez mais inclusivos em produção e como produtores”.
O secretário Jaime Café destacou a importância da integração e crescimento sustentável, que são características da cooperativa paranaense. “É uma satisfação muito grande estar aqui no berço do cooperativismo brasileiro, onde a Frísia tem um protagonismo muito importante, levando a integração que é o modelo adequado, correto de crescimento e de sustentabilidade”.
O secretário Humberto Lima ressaltou a relevância de discutir oportunidades para o crescimento do Tocantins. “Estamos percorrendo o País e o mundo, discutindo todas as oportunidades para que possamos sempre estar oportunizando novos investimentos, principalmente em agroindústrias, porque trarão muitas possibilidades de emprego e renda para os tocantinenses”.
Na ocasião, os dirigentes da Frísia entregaram um ofício ao vice-governador solicitando auxílio no projeto de expansão de suas atividades com foco no Tocantins, principalmente no que diz respeito às demandas operacionais que impactam sua rotina fiscal e contábil.
A agenda institucional foi marcada ainda com visitas às unidades de produção da cooperativa.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado