Em continuidade às ações do Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, a próxima atividade será realizada na Aldeia Mangabeira, da etnia Krahô, no município de Itacajá (TO), nos dias 21 e 22 de novembro. A iniciativa é parte dos programas permanentes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e colocada em prática com o apoio de diversas instituições parceiras.
Na tarde desta segunda-feira, 6, o coordenador-geral dos programas permanentes do TRE-TO, ouvidor regional eleitoral, juiz José Maria Lima, conduziu a reunião de alinhamento das próximas ações, juntamente com o coordenador do programa voltado aos povos indígenas, juiz eleitoral Eustáquio de Melo, e o diretor-geral do tribunal, Jonas Demóstene Ramos. Estiveram presentes também os representantes das instituições e órgãos parceiros.
Resultados
Na reunião também foram apresentados os resultados das últimas atividades desempenhadas nas Aldeias São José e Mariazinha, da etnia Apinajé em Tocantinópolis, entre os dias 17 e 19 de outubro. Foram realizados 3.560 atendimentos, deste total, 738 foram serviços da Justiça Eleitoral do Tocantins.
Entre os demais serviços, a emissão e/ou retificação do documento de identidade chegou a 645 atendimentos realizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO); a Receita Federal contabilizou a emissão de 598 CPFs; O Cartório de Registro Civil, com a emissão e revisão de certidões de nascimento, registrou 305 atendimentos.
Por meio da Defensoria Pública do Tocantins, as comunidades tiveram à disposição orientações jurídicas, beneficiando 117 indígenas. O Ministério do Trabalho e Emprego auxiliou com o cadastro de 121 carteiras de trabalho digitais; a Junta Militar do Exército brasileiro realizou 92 atendimentos, entre certificado de alistamento, certificado de dispensa e transferências e orientações.
O Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI-TO) e a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realizaram 77 atendimentos básicos de saúde; serviços relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico) para benefícios e programas do Governo, chegaram a 74 atendimentos; e com o objetivo de fomentar o empreendedorismo na comunidade por meio dos artesanatos produzidos, a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) realizou 72 emissões de carteira de artesãs e artesãos.
Relevância
O juiz José Maria Lima destacou que o programa é realizado pelo TRE-TO, mas é feito graças à união de todas as instituições. “É um programa que é referência nacional pelos resultados e trabalhos desenvolvidos em benefício dos irmãos indígenas que tanto necessitam desses atendimentos”, afirmou o magistrado.
Mais uma vez expressando a honra em integrar o projeto, o coordenador do Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz Eustáquio de Melo, agradeceu a confiança depositada pelo presidente do TRE-TO, João Rigo Guimarães, pelo coordenador-geral juiz José Maria Lima e pelos parceiros do programa. “Temos a cada edição o objetivo de aprimorar os trabalhos para melhorar a prestação de serviços”, ressaltou.
Já o diretor-geral do tribunal, Jonas Demóstene Ramos, falou sobre as inúmeras diversidades que o programa tem superado. “É motivo de orgulho e satisfação vê-lo acontecer com a iniciativa do TRE-TO e parceria das demais instituições. Integramos para prosperar e esta ação já ganhou a repercussão no mundo”, expressou.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado