O governador Wanderlei Barbosa solicitou ao ministro das Cidades, Jader Filho, a ampliação do número de unidades habitacionais que serão construídas no Estado, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. O pedido foi apresentado durante uma reunião realizada na quarta-feira, 25, em Brasília, na qual a equipe do Governo do Tocantins apresentou argumentos técnicos e estratégicos que justificam priorizar o Estado na expansão das unidades habitacionais.
Também participaram da reunião o vice-governador Laurez Moreira, o secretário de Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, Thiago Benfica, o secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, o secretário de Comunicação, Márcio Rocha, e o deputado federal Ricardo Ayres, que solicitou a audiência.
Segundo o governador Wanderlei Barbosa, o ministro Jader Filho recebeu bem a proposta e a equipe do Governo do Tocantins está confiante de que será atendida. "O ministro nos ouviu e também apresentou todos os projetos habitacionais do Governo Federal que podem beneficiar o Tocantins. Acredito que, por meio da bancada federal e da parceria com o Governo Federal, vamos conseguir construir as moradias já garantidas e aumentar ainda mais o número de tocantinenses que realizarão o sonho da casa própria", afirmou o Governador.
O objetivo do Governo do Tocantins é que o número de unidades habitacionais seja maior do que as 1.070 previstas até o momento. O secretário Thiago Benfica esclareceu que o Tocantins já tem áreas para construir as unidades, o que é relevante para a decisão do Ministério das Cidades sobre a expansão do projeto. "O ministro se comprometeu a atender nosso pedido de viabilizar mais moradias, considerando que as áreas para a construção já são do Estado. Ele também apresentou a possibilidade de parceria com estados e municípios para aumentar o programa", disse.
Parceria garantida
O ministro Jader Filho destacou a eficiência da atual gestão do Governo do Tocantins como fator que diferencia positivamente o atendimento às propostas apresentadas. "O Ministério das Cidades está à disposição para fazer essa parceria, retomar o pacto federativo e poder ajudar o Tocantins, esse estado com um Governador trabalhador, para que possamos construir um número ainda maior de moradias, gerando emprego, renda e realizando o sonho da casa própria. Vamos trabalhar juntos", afirmou.
Para o deputado Ricardo Ayres, é preciso reconhecer a crescente necessidade de ampliação do programa no Tocantins. "Estamos diante de um déficit habitacional alarmante, que afeta desproporcionalmente os mais vulneráveis. Muitas famílias sonham em ter um lugar para chamar de lar. Como representante dos tocantinenses, vejo como dever moral e responsabilidade garantir que esse sonho se torne uma realidade para todos, independentemente de sua situação econômica. A casa própria não é apenas uma questão de conforto ou status, mas sim um direito fundamental, crucial para a dignidade e o bem-estar dos cidadãos”, afirmou.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado