O Tocantins caiu três posições no ranking nacional de focos de calor, saindo da terceira posição para a sexta, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A queda leva em conta o número de focos de calor registrados de janeiro a outubro, em comparação ao período de janeiro a julho de 2023.
No acumulado dos meses, ao longo deste ano, o estado também queimou menos. De 01 de janeiro a 02 de outubro, foram registrados 7.878 focos de calor, número bem abaixo do apontado pelo INPE no mesmo período no ano anterior, quando foram somados 10.878 focos, uma redução de 21%.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, a redução apresentada no número de focos de calor é resultado de uma série de medidas adotadas pelo Governo do Tocantins, principalmente neste período crítico de estiagem e condições climáticas favoráveis à propagação do fogo.
Segundo o secretário, o Projeto Foco no Fogo, que percorreu 2,4 mil propriedades em 2023, foi outra importante ação de prevenção desenvolvida pelo Governo do Tocantins. “Todas essas iniciativas demonstram o empenho e esforço do Governo nesta missão que é combater as queimadas ilegais e os incêndios florestais”, pontua. Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o projeto é executado em parceria com mais de 30 instituições que compõem o Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins - Comitê do Fogo.
O secretário lembra que a Semarh destinou, neste ano, mais recursos para a contratação e aparelhamento de brigadistas, totalizando mais de R$ 1,5 milhão oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH). Além disso, ele destaca “o trabalho de prevenção e fiscalização realizados pelos órgãos competentes como o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, o Naturatins, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, que foram importantíssimos para alcançarmos estes bons resultados”.
Redução histórica
De acordo com a série histórica de focos ativos no mês de agosto (desde 1998) da plataforma de monitoramento do INPE, em agosto de 2023 o Tocantins teve 1.141 registros, um recorde de menor índice de focos de calor ativos dos últimos 14 anos, com a redução de 50% em comparação ao mês de agosto do ano passado, que teve 2.298 registros.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado