Uma das maiores competições dos povos originários no Brasil, os Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits) está em sua segunda edição envolvendo 763 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos. O evento promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve início neste sábado, 30, e prossegue até esta segunda-feira, 2.
Após disputas acirradas no sábado, no domingo, 1⁰ de outubro, ocorreram as semifinais, as finais e as premiações em 10 modalidades: natação, corrida de resistência, corrida 100m, arco e flecha, luta corporal, corrida de tora, corrida de varinha, arremesso de lança e cabo de guerra. As competições encerram nesta segunda-feira, com a decisão dos vencedores do Futebol Society no Clube da Caixa, a partir das 8h.
O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, falou sobre a felicidade de realizar a segunda edição dos Jogos Escolares Indígenas. Segundo o gestor, a competição tem feito sucesso movimentando a cidade e deixando palmenses e turistas maravilhados com a cultura dos indígenas do Tocantins. “Os jogos chegaram para ficar, nós vamos trabalhar para que o evento seja realizado a cada dois anos, sempre nos anos ímpares. Já estamos trabalhando para que possamos realizar o I Jogos Escolares Indígenas do Brasil, para que Palmas seja a sede deste megaevento que vai impactar ainda mais que os Jeits têm impactado".
Campeões estreantes
Na primeira vez que veio à Capital, o estudante-atleta Kahomana Wehaju Javaé, da Escola Indígena Ijawala, de Sandolândia, foi o vencedor da prova arco e flecha. Ele disse que participa dos jogos pela primeira vez por incentivo do pai. "Treinei para esta competição, mas não imaginava levar o ouro. Meu pai pescava com flecha e será um orgulho levar a medalha para a minha aldeia".
Da Escola Estadual Indígena Tekator, de Tocantinópolis, Ana Cristina Dias Fernandes, 15 anos, é da equipe campeã da corrida de tora e estava emocionada com a conquista. "Sempre disputo a prova nas festas do dia dos povos indígenas, mas essa é a primeira vez que participo dos Jeits. Foi uma disputa forte, nem sei o que dizer com essa vitória".
Socialização e integração
Para o gerente de Educação Indígena da Seduc, Ercivaldo Xerente, os Jeits estão sendo importantes para promover a socialização e a integração dos povos indígenas do Estado, contemplados pela política educacional do Governo do Tocantins. "Os jogos estão fazendo a função de compartilhar e de tornar prática a convivência entre nós. É uma experiência única da qual temos muito orgulho em participar".
O boletim, com a classificação de todos os competidores das provas encerradas neste domingo, está disponível no site da Seduc.
Ação Parlamentar Com emenda de Amélio Cayres, população de Santa Maria do Tocantins será beneficiada com reforma da quadra poliesportiva
Multi Campeões BR Atleta Mirindiba conquista duas medalhas de ouro e duas de prata no Brasília International Open de Jiu-Jitsu
Agosto Lilás Entrega de kits para Meia Maratona de Palmas pelo Fim da Violência Contra a Mulher começa nesta sexta, 8
Torneio Palmas recebe Superliga das Américas de Voleibol Adaptado à Melhor Idade
Tocantins no Pódio Governador Wanderlei Barbosa lança programa Tocantins no Pódio, com projeto de monitoramento para fortalecer a prática esportiva nos 139 municípios
Judô Kaizen/Aocam de Araguaína vence 1º Torneio da Amizade - Copa Veteranos de Judô disputado neste final de semana Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado