O auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi o cenário da abertura da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorreu nesta sexta-feira, 29, em Palmas. Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o evento é realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) do Tocantins e contou com a participação especial do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Na ocasião, o vice-governador Laurez Moreira destacou a relevância do evento, parabenizando o Ministério do Desenvolvimento pelas parcerias que tem proporcionado com o estado do Tocantins. “Fico muito feliz com a disposição do ministro, em especial pela atenção com o estado do Tocantins, no que se refere à assistência social. Sabemos do seu excelente trabalho no Piauí, seu estado de origem, e ainda mais à frente do Ministério. Sabemos que esse momento é de extrema importância, pois junta todos os governos, federal, estadual e municipal, e é essa parceria que queremos”, comentou o vice-governador na ocasião.
Com o tema Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos, a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social segue os modelos de espaços deliberativos, em que serão avaliadas, debatidas e propostas melhorias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro ocorre em dois dias, encerrando neste sábado, 30, e conta com uma programação pautada em cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda.
Durante a abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, enfatizou a relevância do tema e a parceria entre os governos estaduais e o Governo Federal na promoção da assistência social, destacando a necessidade de aprimorar o Sistema Único de Assistência Social para atender as demandas da população mais vulnerável. “Agradeço ao estado do Tocantins e aos municípios por estarem conosco nessa missão. Queremos tirar os brasileiros da pobreza. Parabenizo também o Governo do Tocantins pelos seus feitos e pelas suas políticas públicas. Aqui, pude ver o projeto Jovem Trabalhador, que muito nos orgulha”, pontuou o ministro.
Fases da Conferência de Assistência Social
A Conferência de Assistência Social se desdobra em três fases distintas: as conferências municipais, estaduais e nacionais. As etapas municipais já foram realizadas, enquanto a Conferência Nacional está programada para ocorrer em dezembro. As decisões tomadas nas Conferências Municipais são encaminhadas para as esferas estaduais e as deliberações das Conferências Estaduais são, por sua vez, encaminhadas para a Conferência Nacional. Os delegados que terão a responsabilidade de representar suas regiões na Conferência Nacional, são selecionados durante a Conferência Estadual.
O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, destacou o empenho do Governo do Tocantins para a realização do evento, parabenizando não só a equipe organizadora, mas a todos os presentes que entendem a importância da assistência social. “Temos uma equipe empenhada, que não mediu esforços para que esse evento acontecesse. Parabenizo o Governo do Tocantins pela sensibilidade e pelo entendimento da importância dessa pauta, mas acima de tudo, a todos e a todas que estão aqui fazendo desse momento um fato histórico para o nosso Estado”, afirmou o secretário.
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reforçou as parcerias entre gestões municipal e estadual, agradecendo e parabenizando o Governo Federal com a atenção para a realização do evento na Capital. “O dia de hoje é marcado pelo retorno do Brasil, de uma política de abraçar todas as causas, que estruturam e garantem os direitos humanos daqueles que esperam do poder público a máxima eficiência. Política não se faz sozinho e agradeço ao Governo do Tocantins, que tem o olhar para a nossa cidade, para o nosso Estado”, declarou a prefeita.
Assinaturas
No fim da cerimônia de abertura, foram assinados, juntamente com o ministro, os documentos do Termo de Adesão ao Plano Brasil Sem Fome; o documento do MDS, para Redução da Pobreza, incluindo pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e ainda, o termo de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O vice-governador Laurez Moreira participou das assinaturas como testemunha.
Programação
Nesta sexta-feira, 29, além da abertura, o evento realiza um debate e o relato da comissão de sistematização das propostas construídas nas conferências municipais. No sábado, 30, segundo dia da Conferência, ocorrem os trabalhos dos grupos, conforme os eixos e a plenária final, com a leitura e a aprovação das propostas e das moções, além da definição dos representantes que participarão da Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília/DF.
Presenças
Acompanharam o vice-governador Laurez Moreira, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; a senadora Dorinha Seabra; o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato; a pró-reitora de Ensino da UFT, Maria Santana Milhomem; a conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Doris de Miranda Coutinho; a promotora de Justiça Araína D’Alessandro; o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges; o deputado estadual Eduardo Mantoan; representantes de Conselhos de Assistência Social; prefeitos de municípios do Tocantins e demais autoridades.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado