O segundo circuito do ano de ações do programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, realizado na Ilha do Bananal (TO), atendeu 2.486 indígenas da etnia Javaé. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), em colaboração com diversas instituições e órgãos parceiros, levou cidadania com a prestação de serviços essenciais nas aldeias Canoanã, São João e Boto Velho, entre 18 e 22 de setembro.
A Justiça Eleitoral, ao todo, registrou 1.519 atendimentos. O Cartório da 15ª Zona Eleitoral do município de Formoso do Araguaia prestou 318 atendimentos de serviços que garantem a participação nas Eleições Municipais de 2024. Já a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO) realizou 1.201 simulações de votos com o uso da urna eletrônica, orientando o número de candidatos e dígitos na hora de votar.
“Mais uma vez o TRE-TO, juntamente com as instituições parceiras, promoveu um brilhante trabalho. As ações foram desenvolvidas junto ao povo Javaé, que vive na Ilha do Bananal. Na condição de coordenador-geral dos programas permanentes deste tribunal, sinto-me agradecido, uma vez que conseguimos, mais uma vez, levar àquele povo um mínimo de cidadania e dignidade”, disse o ouvidor regional eleitoral e coordenador-geral dos programas permanentes do TRE-TO, juiz José Maria Lima.
O coordenador do Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, juiz Eustáquio de Melo, enfatizou que a iniciativa na Ilha do Bananal “reflete o compromisso contínuo do TRE-TO com a inclusão e o empoderamento dos povos indígenas”.
Para o magistrado, os mais de 2,4 mil atendimentos, que variaram desde serviços médicos básicos, orientações jurídicas, até a emissão de documentos e simulações de votos, são “passos significativos para garantir o acesso e a participação plena dessas comunidades em nossa sociedade”.
Eustáquio de Melo concluiu que cada atendimento realizado “representa um avanço significativo na promoção da cidadania, da inclusão e da dignidade e na afirmação dos direitos dos povos indígenas do Tocantins”.
Documentos pessoais
Na ação foram registrados 194 indígenas com os serviços de emissão de 1ª e 2ª vias de identidades, realizados pela Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO). A Receita Federal, com a emissão do CPF, atendeu 189 indígenas. Já o Cartório de Registro Civil, com a 1ª e 2ª vias do registro de nascimento e o reconhecimento de paternidade, garantiu aos indígenas da etnia Javaé o direito fundamental de cidadania, além de requerimento de registro tardio, óbitos, dentre outros, com a totalização de 68 atendimentos.
Por meio da Defensoria Pública do Tocantins, os indígenas tiveram à disposição orientações jurídicas, com benefício a 23 indígenas da comunidade. A Junta Militar realizou 71 atendimentos, entre certificado de alistamento, certificado de dispensa, transferências e orientações.
Atendimentos médicos
O Distrito Sanitário Especial Indígena Tocantins (Dsei-TO) realizou 177 atendimentos básicos de saúde. Também foram garantidos o cadastro de benefícios e programas do Governo com o Cadastro Único (CadÚnico) a 52 indígenas.
Empreendedorismo na comunidade
Para fomentar o empreendedorismo na comunidade por meio dos artesanatos produzidos, a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) realizou 193 cadastros da carteira do artesão.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado