O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) realiza nesta quinta-feira, 24 de agosto, às 9 horas, no auditório da Corte, o Dia D pela Primeira Infância. Em uma iniciativa inédita, o TCE tem agido como órgão moderador dos poderes Executivo e Legislativo e não apenas como fiscalizador, para que de forma democrática, ambos possam concentrar forças para Primeira Infância.
No Dia D, os chefes do Poder Executivo Municipal e Estadual estarão pessoalmente entregando os Projetos de Leis Orçamentárias ao Poder Legislativo respectivo, fechando um ciclo de ações que a Corte de Contas promoveu para fazer valer os direitos das crianças de 0 a 6 anos no Estado do Tocantins. O evento contará ainda com a presença de representantes do governo Federal, órgãos públicos e especialistas no assunto.
Essas ações lideradas pelo TCE/TO já mostram resultados positivos na prática, como o projeto do Governo do Estado incorporado ao PPA para a construção do Hospital Materno Infantil, em Araguatins, do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina, em Palmas, e a ampliação do Hospital de Augustinópolis para atender gestantes e crianças.
Vários municípios também já iniciaram trabalhos voltados exclusivamente para crianças de 0 a 6 anos. O objetivo do TCE/TO é que o Tocantins seja o primeiro Estado da federação 100% Primeira Infância.
O evento será transmitido ao vivo no canal do Youtube do TCE/TO e também na TV Assembleia.
Retrospecto
O Tribunal, no último dia 4 de maio, realizou o evento “Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância”, onde esforços foram convergidos para firmar parcerias com os agentes públicos presentes. Na ocasião, houve significativa participação dos municípios e apoio maciço do Executivo Estadual, Tribunal de Justiça e Ministério Público.
Depois, o presidente da Corte, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, recepcionou na sede do TCE/TO, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e o ministro chefe da secretaria-geral da presidência da República, Márcio Costa Macêdo. Na oportunidade, o conselheiro apresentou todas as ações do Tribunal com relação à Primeira Infância.
Na sequência, o TCE reuniu 115 prefeitos (de um total de 139) e parte do corpo técnico dos municípios no período de 26 a 28 de junho, com o lema “Lugar de Criança é no Orçamento Público”. Na ocasião, o Tribunal disponibilizou seus servidores e forneceu, de forma sugestiva e transparente, modelos de Projetos de Lei das revisões dos seus Planos Plurianuais (PPA), Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentos Anuais (LOA), objetivando a realocação de recursos para a priorização da política pública da Primeira Infância, ainda no presente exercício. Em seguida, o conselheiro presidente foi convidado para apresentar o modelo de trabalho do Tribunal em Brasília, na Câmara Federal.
Assim, os Projetos de Leis a serem entregues ao Legislativo nesta quinta-feira, 24 de agosto, serão os instrumentos físicos que externam e refletem a efetiva destinação dos recursos, concluindo o Tribunal essa atividade pedagógica, ressaltando que os 24 municípios remanescentes estão igualmente mobilizados, sendo estimada a participação de todos. Além do ganho real nessas ações, a alteração das Leis Orçamentárias dará mais transparência nos projetos propostos pelos prefeitos, ampliando o Controle Social por parte da população, já que agora consta nos documentos o nome “Primeira Infância” em destaque.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado