Nesta sexta-feira, 18, é comemorado em todo o país, o Dia Nacional do Campo Limpo, uma data criada com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes, entre agricultores, revendas de defensivos agrícolas, indústria fabricante e poder público, que atuam na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. No Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) é o órgão responsável por todo o processo de fiscalização e orientação sobre comercialização, armazenamento, uso correto e seguro de agrotóxicos, além da destinação final das embalagens.
O Governo do Estado por meio Adapec comemora o Dia do Campo Limpo com avanços na retirada de passivos do campo e na fiscalização do comércio e uso dos defensivos agrícolas no Estado. Para se ter uma ideia, em 2004, o Tocantins devolvia 20 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, e em 2022, este número chegou a 1.074 toneladas. Já o projeto de Recebimento Itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos que atende pequenos e médios produtores rurais recebeu no primeiro semestre deste ano 36.392 embalagens, atendendo aproximadamente 600 produtores. O projeto ainda terá outras dez edições, porém, já superou os números de 2022.
“O Tocantins tem uma responsabilidade com a sua produção, e isso, inclui desde o produtor rural, as lojas agropecuárias, as centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e o Governo do Estado por meio da Adapec, que realiza de maneira responsável a fiscalização de todos os defensivos agrícolas que são comercializados e usados na agropecuária tocantinense, garantido que o produtor faça uso destes produtos no combate pragas e doenças de forma segura, responsável e comprometida com o meio ambiente e a saúde humana,” destacou o presidente da Adapec Paulo Lima.
Outros importantes avanços na política de defensivos agrícolas no Tocantins são as medidas adotadas pela Adapec que exige a construção de locais adequados para armazenamento de defensivos agrícolas nas propriedades, a fim de evitar riscos à saúde humana. Também a obrigatoriedade do curso para aplicador de defensivos agrícolas, que a Adapec dispõe de maneira gratuita para os interessados e as inúmeras palestras que são realizadas em escolas, associações, assentamentos, entidades públicas e privadas sobre o uso correto e seguro destes produtos.
Atualmente, o Tocantins conta com cerca de 200 estabelecimentos agropecuários cadastrados junto à Adapec que comercializam defensivos agrícolas. E para atestar a idoneidade destes produtos, a Adapec possui um sistema de cadastro de todos os agrotóxicos que podem ser utilizados no campo. “Além disso, realizamos nas lojas agropecuárias a fiscalização quanto aos padrões destes produtos em conformidade com as normas, as condições de segurança no armazenamento, a documentação de origem para evitar a comercialização de produtos clandestinos, receituários agronômicos, entre outros,” explicou o responsável pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem.
Já nas propriedades, a Adapec realiza fiscalização do uso correto e seguro de agrotóxicos, o armazenamento e a destinação das embalagens vazias de agrotóxicos nas unidades de recebimento.
Palestra em Silvanópolis
Nesta sexta-feira, 18, o responsável pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem realizará uma palestra em Silvanópolis para profissionais de educação, sobre uso correto e seguro de defensivos agrícolas, num evento comemorativo ao Dia Nacional do Campo Limpo, promovido pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA) que administra a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Silvanópolis.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado