Em Assembleia Geral, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Colinas do Tocantins, deliberaram por greve geral em prol da atualização do piso salarial da categoria no início da tabela do Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR). A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (15), na Câmara de vereadores da cidade.
Após a reunião e já em estado de greve, os trabalhadores vestiram coletes do movimento e confirmaram a greve geral que vai iniciar na próxima terça-feira (22) com a paralisação dos serviços realizados pelos ACS e ACE.
O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, explica “ao não aplicar o piso na tabela do PCCR e mantendo ainda vigente uma tabela do ano de 2021, torna automaticamente sem progressões todos os servidores em questão, uma vez que a gestão está utilizando o piso nacional como vencimento base da classe e pagando o mesmo valor independentemente do nível e letra a qual esses servidores possuem”, disse Miranda acrescentando “vamos aguardar que a prefeitura atenda o comando de greve e a diretoria do Sintras para discutir a demanda”, pontuou.
Notificação
Conforme a direção do sindicato, nesta quarta-feira (16) foram encaminhados as notificações sobre o movimento grevista ao prefeito Josemar Carlos Casarin, os gestores da secretaria de saúde e da administração do município, promotor da comarca, e o juiz da comarca do Fórum de Colinas do Tocantins e outros órgãos pertinentes a ação.
Piso salarial
De acordo com a Emenda Constitucional nº 120, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias é fixado exatamente a dois salários mínimos.
Esse valor deve ser aplicado no início da tabela e dessa forma automaticamente cada servidor ter seu vencimento base calculado correspondente ao nível e letra a exemplo dos municípios como Guaraí, Miracema, Porto Nacional, Araguanã, entre outros.
Também participaram das discussões durante a assembleia o vice presidente, Raimundo Morais, o delegado regional, Vicente Queiroz da Costa Neto e seu diretor tesoureiro, Mikel de Sousa Silva.
Parceria Prefeitura de Palmas e Ministério Público alinham ações para aprimorar a política da mulher no município
Entrega Edy César da SPU-TO realiza doação de imóvel em Dois Irmãos do Tocantins
Contestando Conselho Fiscal do IMPAR de Araguaína contesta narrativa do prefeito sobre risco de colapso da previdência
Selo Sisbi Governo do Tocantins concede selo Sisbi a empresa de pescado em Almas durante o 1º Encontro de Piscicultores
Transporte escolar TCETO suspende licitação de quase R$ 4 milhões de transporte escolar em Monte do Carmo
Ação Parlamentar Frente Parlamentar do Agro, coordenada pela vereadora Karina Café, realiza reunião com o secretário de Agricultura de Palmas para alinhar prioridades do desenvolvimento rural* Mín. 22° Máx. 43°
Mín. 22° Máx. 37°
ChuvaMín. 23° Máx. 36°
Chuvas esparsas
Política Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado