Com foco no fortalecimento dos municípios, a gestão Wanderlei Barbosa, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Secihd), tem nos últimos seis meses, direcionado esforços para impulsionar o cenário habitacional e o desenvolvimento urbano sustentável no Estado, visando melhorar as condições de vida da população tocantinense nesses eixos.
Com a aprovação da Medida Provisória (MP) n° 1.162 de 2023 - publicada no dia 15 de fevereiro e aprovada no dia 13 de julho do corrente ano - que retoma o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e prevê mudanças importantes no programa, como a criação de novas faixas de renda que desconsideram benefícios temporários, assistenciais ou previdenciários, 50% das unidades serão reservadas para as famílias da Faixa 1. Além disso, passará a incluir pessoas em situação de rua na lista de pretensos beneficiários.
Para o governador Wanderlei Barbosa, buscar soluções para reduzir o déficit habitacional é uma questão prioritária no Estado. “Estamos trabalhando em colaboração com o Governo Federal para garantir que o MCMV continue a ser uma fonte confiável de habitação acessível e de qualidade para as famílias de baixa renda no Tocantins", afirma.
O titular da Secihd, Thiago Benfica, destaca que a finalização da medida provisória é um passo importante na luta contra o déficit habitacional no Estado. "A partir do momento que a MP for finalizada, temos mais liberdade para trabalhar com a ampliação do programa habitacional aqui no Tocantins e, a partir daí, trabalharemos para que o maior número possível de famílias tenha acesso a uma moradia digna e adequada”, finaliza.
Com a recente finalização da Medida Provisória que dispõe o MCMV, no último dia 3 de julho, o Governo do Tocantins realizou o protocolo de inclusão de propostas no Sistema utilizado pela Caixa Econômica Federal (CEF), que visa atender a população enquadrada na Faixa do Programa, como famílias com renda bruta de até R$ 2.640 e irá atender a população dos cinco maiores municípios do Estado, neste primeiro momento, sendo eles: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional.
O governador Wanderlei Barbosa expôs sua satisfação em trabalhar em estreito diálogo com o Governo Federal para a realização eficaz do MCMV no Tocantins. “Para mim, é uma satisfação gigantesca acompanhar a retomada do Programa e poder atuar de forma que beneficiará muitas famílias no nosso Estado que sonham com a casa própria e, agora, poderão ter a oportunidade de usufruir desse direito. Nosso papel principal é promover a essas famílias o acesso à moradia digna e, para isso, nos antecipamos e conseguimos apresentar nossas propostas para a Caixa Econômica Federal, que tem sido uma parceira incrível da gestão”, enfatiza o Governador.
A superintendente das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Ludimila Galvão, destaca que, agora que as propostas foram inseridas no sistema, a CEF fará uma análise prévia para avaliar a documentação enviada e, depois, realizará vistoria dos terrenos indicados para conferência das especificações dos locais. “Estamos extremamente confiantes de que a validação das nossas propostas ocorrerá no tempo que a Caixa estipulou sem nenhuma intercorrência, o governador Wanderlei Barbosa nos afirmou que a Habitação é um dos principais pilares da sua gestão e, com isso, estamos trabalhando incessantemente para que o Tocantins seja referência no cenário habitacional no País”, salienta.
Um dos pontos mais relevantes da atual gestão tem sido a participação da população nas consultas públicas realizadas no Plano Plurianual 2024-2027, que tem elegido o desafio de promover o acesso à moradia digna dentro do eixo de Infraestrutura Econômica e Urbana como um destaque em todas as plenárias que já ocorreram até o presente momento.
“Ouvir a população é o principal meio de conseguirmos alcançar sucesso na gestão e o PPA tem nos auxiliado a entender, diretamente das pessoas, por onde devemos começar e onde temos que prestar mais atenção. Temos atuado de forma humanizada em contato direto com as pessoas, de cada região do Tocantins e assim iremos continuar trabalhando, porque eu sei que a população tocantinense anseia por uma gestão que realize de fato aquilo que ela precisa”, frisa o governador Wanderlei Barbosa.
Para Thiago Benfica, tem sido uma experiência importante participar com a sua equipe técnica dos encontros realizados no PPA. “É um momento muito importante na agenda da Habitação e do Desenvolvimento Urbano no Tocantins essa participação no PPA. A forma como o governador Wanderlei Barbosa tem conduzido as Consultas Públicas pelas regiões do Estado tem nos proporcionado uma visão ampla de como iremos atuar, nos permitindo saber exatamente o que precisaremos fazer, porque conseguimos dialogar com os municípios e, sobretudo, ouvir a população para que possamos cuidar daquilo que cada um, em sua individualidade, mais precisa”, salienta o gestor.
Um dos programas mais importantes do Governo do Tocantins, no que diz respeito ao diálogo direto com os municípios, é o Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego e Renda, que promove obras de revitalização e adequação de vários locais, como praças, ginásios, entre outros, nas cidades do Tocantins.
O programa simboliza o compromisso da gestão Wanderlei Barbosa de trabalhar em parceria com os municípios, a fim de promover o crescimento do Tocantins. "Várias obras pertencentes a este Programa estão em fase de conclusão. É um orgulho para a Gestão, que se preocupa com o desenvolvimento do Estado e cria condições para que os municípios se desenvolvam de forma equilibrada e sustentável", finaliza Thiago Benfica.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado