O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Parque Estadual do Cantão (PEC), finalizou a 2ª campanha de monitoramento para a conservação das ariranhas. A ação integra o Programa de Monitoramento e Conservação das Ariranhas (Pró-Ariranha), criado pelo Governo do Tocantins, por meio da Portaria n° 70/2022, e ocorreu no último fim de semana.
Com duração de 10 anos, o programa é dividido em quatro campanhas anuais. A 2ª campanha deste ano foi realizada pela inspetora de recursos naturais do Naturatins, Aline Vilarinho, a guarda-parque Marina Morenna e a bióloga Samara Almeida, coordenadora do programa.
A ação consiste em monitorar e catalogar a espécie localizada nas imediações e no interior do Parque, visando à sua conservação. Conforme Aline Vilarinho, durante o percurso, a equipe encontrou sete grupos de ariranhas, sendo dois ainda não catalogados, e uma espécie solitária.
Aline Vilarinho explicou que para facilitar as ações, a equipe instalou cinco armadilhas fotográficas, além da utilização de drone para auxiliar nas buscas pelos lagos de difícil acesso. Ela informou, ainda, que além de mapear novas tocas, foi realizado o monitoramento das que já haviam sido mapeadas.
Conforme Aline Vilarinho, a ação foi bem sucedida, apesar da equipe enfrentar alguns desafios durante o percurso. “O intenso trânsito de embarcações, além de atrapalhar a rotina, contribuem para que as espécies evacuem de suas tocas e procurem por lugares tranquilos, com menor incidência do contato humano”, destacou.
Ação de Fiscalização
A inspetora ambiental do Naturatins informou que durante a ação, a equipe realizou também o monitoramento do turismo em relação à pesca na região do Parque. O intuito foi orientar sobre o uso sustentável dos recursos naturais e a importância da preservação das Unidades de Conservação (UCs). Na ocasião, segundo Aline Vilarinho, a equipe encontrou sinalizadores com indícios de rota de pesca predatória. Além disso, foram recolhidos cerca de 500 metros de rede de emalhar para pescado.
Sobre o Pró-Ariranha
O Governo do Tocantins, por meio da Portaria n° 70/2022, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), criou o Programa de Monitoramento e Conservação da Ariranha (Pró-Ariranha) no Parque Estadual do Cantão (PEC), região em que atua como um dos instrumentos para conservação das populações remanescentes de ariranhas.
Desenvolver ações institucionais em longo prazo, de modo a contribuir com a conservação da ariranha na região do PEC, é o objetivo do Pró-Ariranha, como explica a coordenadora do programa, a bióloga do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Samara Almeida.
O programa compreende ações de gestão e pesquisa vinculadas à Gerência de Pesquisa e Informação da Biodiversidade (GPIB) do órgão ambiental, além das atividades de gestão e manejo das Unidades de Conservação (UCs) que formam o mosaico do Cantão, e ainda, firmar parcerias com instituições governamentais, de ensino e pesquisa e de organizações da sociedade civil.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado