Inicia na próxima segunda-feira, 17, uma auditoria interna no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), que visa garantir a continuidade das ações de manutenção da certificação ISO 9001:2015 e do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PGJE) do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Corte. A ação segue até o dia 21 de julho.
A auditoria interna vai avaliar disposições planejadas, com os requisitos da norma ISO 9001 e os requisitos estabelecidos no SGQ e se está mantido e implementado de forma eficaz. A equipe responsável pela auditoria é composta por dois servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Christiano de Sousa Vieira e Hamilton Pinheiro de Oliveira.
Além disso, a equipe contará ainda com a participação como observadores, os servidores indicados pela Coordenadoria de Auditoria Interna (Coaudi) e da Zonas Eleitorais, que fizeram parte do “programa de capacitação de auditores” realizado no mês de junho, a fim de atender uma oportunidade de melhoria identificada na auditoria interna de 2022 e acatada pela administração.
Reunião
Para tratar deste assunto, nesta quinta-feira, 13, aconteceu uma reunião na direção do chefe da Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), José Eudacy Feijo de Paiva, com a presença do diretor geral, Jonas Demóstene Ramos e a equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom).
Na reunião foi tratado sobre o processo da auditoria, e os requisitos das certificações ISO 9001:2015 e do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Com o poder da palavra, Jonas Ramos, falou sobre as perspectivas da nova gestão.
“Uma máxima do presidente João Rigo Guimarães, é que a necessidade e o sofrimento une almas e gera perspectivas, no setor privado temos particularidades, mas no setor público trabalhamos na satisfação do cliente, para entregar e atender melhor às necessidades da população em relação aos serviços da Justiça Eleitoral,” afirmou.
Métodos
Ao todo, 20 processos serão avaliados e atividades realizadas, por meio de entrevistas, observação, análise de dados e indicadores, análise de documentos, exame de registros e correlação de informações obtidas.
Requisitos analisados: Entendendo a organização e seu contexto; Partes interessadas Generalidades; Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade; SGQ e seus processos; Liderança e comprometimento; Comprometimento da Direção; Foco no Cliente; Política da Qualidade; Ações para abordar riscos e oportunidades; Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los; Planejamento de mudanças, dentre outros.
Certificação
O TRE-TO foi o primeiro órgão público do Tocantins e um dos primeiros cinquenta do Brasil a obter, em 2005, a certificação ISO 9001. Em 2012 o Tribunal obteve o Selo de Qualidade pelo Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE). Para a manutenção das certificações o regional passa anualmente por duas auditorias, uma interna e outra externa.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado