Integrantes da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea) e da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) se reuniram virtualmente, nesta quarta-feira, 12, com representantes da empresa multinacional Regal Springs. A companhia é uma grande produtora de tilápias em países como Indonésia, México, Honduras e demostrou interesse em expandir seus negócios no Tocantins.
Na oportunidade, a secretária Miyuki Hyashida (Sepea) destacou as condições favoráveis que o estado oferece para a piscicultura. “Vale a pena investir no Tocantins porque temos a bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins, segunda maior do Brasil, que abrange 8% do volume nacional de água doce. Temos também empresas públicas e privadas realizando pesquisas para o melhoramento genético e o aumento da produção, como a Embapa Pesca e Aquicultura e a Genomar”, disse a gestora.
Ela ressaltou ainda que o Tocantins possui clima propício à criação de peixes, localização privilegiada e logística de transporte bem estruturada. Além disso, existe interesse e boa vontade por parte do Governo em aproveitar esse potencial para atrair grandes investidores e promover a geração de emprego e renda.
Já o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, lembrou que Governo do Tocantins tem um projeto de desenvolvimento econômico de médio e longo prazos. “Dentro deste trabalho, uma das cadeias que estamos com um olhar muito criterioso é a piscicultura. Queremos que em duas décadas o Tocantins seja o maior player da piscicultura brasileira. Neste sentido, a Sepea está recebendo todo o apoio da Sics para que possamos transformar isso em realidade”, afirmou o secretário.
Carlos Humberto ressaltou também que o Governo do Tocantins oferece incentivos fiscais e suporte na qualificação de mão de obra para que os empreendimentos aqui realizados tenham a melhor condição possível para produzir. Disse também que em alguns municípios que possuem áreas industriais, o Governo dá condições para que essas empresas tenham acesso aos terrenos de forma subsidiada.
Após ouvir os representantes do Governo, o responsável técnico pela Regal Springs, Glisson Wilson, disse que a demanda por produtos com a qualidade que a empresa oferece é maior do que ela consegue produzir. Por isso, a companhia está buscando outras oportunidades para instalação.
“Dois pontos me chamaram a atenção na apresentação de vocês. Primeiro, a disponibilidade dos grãos milho e soja, porque ingredientes bons vão produzir peixes de qualidade, e o preço deve ser mais atrativo. O segundo, é a segurança que o Governo oferece para que tenhamos acesso à água de qualidade, e isso nos interessa”, disse Wilson, afirmando ainda que pretende fazer uma visita ao Tocantins no final deste ano para conhecer de perto todo o potencial que o estado oferece para a produção de peixes.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado