Com a finalidade de discutir o papel da educação e da rede de proteção de crianças e adolescentes na aprendizagem de alunos no ensino básico, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realiza nesta quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30, o VI Ciclo de Debates, com participação de gestores municipais e estaduais, profissionais da educação e conselheiros tutelares.
Na abertura, o promotor de Justiça Sidney Fiori, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), órgão auxiliar do MPTO, ressaltou que o evento é uma oportunidade de reunir os agentes garantidores dos direitos de crianças e adolescentes para, juntos, criar estratégias para assegurar a proteção integral, com foco na educação.
“O estudante não vai conseguir aprender se for vítima de violações de direitos, como agressões, abusos, doenças e fome. Estamos aqui para discutir formas de garantir o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes tocantinenses, previsto nas leis brasileiras”, ressaltou o promotor de Justiça.
Ainda durante a programação da manhã, a promotora de Justiça Mirella de Carvalho Buzys Monteiro, do Ministério Público de São Paulo (MPSP), convidada pelo MPTO, palestrou sobre o direito à aprendizagem e o papel da educação e da rede de proteção.
“A criança tem garantido um pacote de direitos, que deve ser para todas elas. Se for somente para algumas crianças, isso não é direito, é privilégio”, afirma a promotora de Justiça do MPSP, complementando que a rede de proteção, onde a Educação é parte fundamental, “necessita ser articulada, coordenada, colaborativa e intersetorial, ou seja, precisamos do efetivo envolvimento de todos, em busca do objetivo maior, que é a proteção dos direitos das crianças e adolescentes”, enfatiza.
No período da tarde, a programação contou com a apresentação do diagnóstico sobre a aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino, elaborado pela Rede ColaborAção Tocantins (RCT). A exposição foi feita pelo coordenador da RCT, Leonardo Victor dos Santos.
A programação do primeiro dia de evento finalizou com um debate sobre a efetivação da rede de proteção para garantia do direito à educação, momento em que representantes do MPTO, da Saúde, Educação e Assistência Social puderam discutir com os participantes sobre como implementar, conjuntamente, políticas públicas de proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
Segundo dia
A programação continua nesta sexta-feira, 30, com palestra sobre o papel do MPTO para efetividade do Plano de Atendimento Individual e Familiar (PAF), instrumento que norteia a proteção integral. Outro tema a ser abordado é a reinserção familiar e comunitária e a autonomia de crianças e adolescentes que se encontram afastados dos cuidados parentais, sob proteção temporária de serviços de acolhimento.
Acontecerá, também, mesa de debates acerca da violência no ambiente escolar e explanação sobre as atribuições do Conselho Tutelar e do Conselho de Direitos da Criança e Adolescente.
O Clico de Debates será encerrado com uma palestra sobre políticas públicas para promoção da igualdade socio educacional.
Matrículas Rede Municipal de Ensino de Palmas inicia período de transferências de estudantes nesta segunda, 5
Homenageado Amélio Cayres recebe homenagem da Unirg pela luta para ampliação do ensino superior
Educação Governador Wanderlei Barbosa anuncia pagamento do PCCR da Educação com efeitos retroativos a outubro e mais de 1,3 mil progressões
Ação Parlamentar Deputado Amélio Cayres celebra retomada das obras de creche em São Miguel do Tocantins
Unitins “Oportunidades que não tivemos”: Amélio destaca impacto da nova sede da Unitins em Augustinópolis
Educação Laurez Moreira sanciona novo PCCR da Educação Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 30°
Chuva
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado