O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) intensificou os investimentos para reestruturar a segurança cibernética da Justiça Eleitoral do Estado e a modernização do sistema de informação e comunicação das Zonas Eleitorais. Foram investidos R$ 2,92 milhões na aquisição de licenças, que ajudaram a elevar o nível de segurança e maturidade cibernética do ambiente de Tecnologia da Informação.
No decorrer de 2021 a 2023 a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) ofereceu novas funcionalidades no sistema de forma integrada para eleições, além do investimento massivo em segurança cibernética e modernização da infraestrutura de rede de dados do TRE-TO.
"Com intuito de prover transformação digital e inovações tecnológicas, várias ações foram desenvolvidas em prol da modernização da infraestrutura de rede do tribunal, tanto para rede LAN, WLAN como na rede de comunicação de dados", afirmou o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.
Segurança cibernética
Para o secretário de Tecnologia e Informação, Valdenir Borges Júnior, investir em segurança cibernética é essencial para qualquer organização ou indivíduo que valoriza a segurança de seus ativos digitais. “Com a crescente dependência da tecnologia e da Internet, o risco de ataques cibernéticos e violações de dados tornou-se ainda maior. Um ataque cibernético pode ter consequências devastadoras, tanto financeiras quanto à reputação da organização”, explicou Júnior.
Ainda segundo as informações do secretário, um ataque pode resultar em perda de dados confidenciais, danos à infraestrutura crítica e interrupção das operações. O custo de recuperação de tal ataque pode ser significativo e potencialmente inviabilizar o funcionamento de uma organização.
Informação e comunicação das Zonas Eleitorais
Ainda em prol da modernização da infraestrutura de rede do Tribunal, várias ações foram desenvolvidas. O trabalho abrangeu a rede LAN, Wifi, como também na rede de comunicação de dados.
As melhorias resultaram na qualidade das conexões e nas condições de trabalho para os usuários, bem como para as atividades técnicas e de suporte que exigem mais recursos da rede.
Entre as principais ações, estão a aquisição e instalação de novos equipamentos de rede LAN e Wifi para a sede do Tribunal, Unidades da Capital e zonas eleitorais, em substituição aos equipamentos que estavam há mais de 10 anos em operação contínua. Assim como a contratação de novos links de comunicação de dados para sede do Tribunal, Unidades da Capital e zonas eleitorais.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado