O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta quarta-feira, 31, da solenidade de formatura do 15° Curso da Força Tática da Polícia Militar do Tocantins (PM) em Taguatinga, na região sudeste do Estado. Ao todo, 28 policiais concluíram o curso e estão aptos a realizar operações de maior complexidade da Polícia Militar.
A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional brasileiro e, na sequência, foi realizado o exórdio dos veteranos, que é o momento em que é prestada homenagens aos veteranos que prestaram serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade e que não estão mais na ativa.
O curso, que foi realizado na sede do 12° Batalhão da Polícia Militar, sediado em Taguatinga, contou com 370 horas/aulas, sendo distribuídas em 19 disciplinas, com aulas teóricas e práticas, além do estágio supervisionado. Contou com discentes dos estados do Maranhão e da Bahia, além de policiais penais federais e do Tocantins. Concluíram o curso 28 alunos.
Com a conclusão do curso, os novos taticanos estão capacitados para realização do policiamento ostensivo de maior complexidade e atuação em ocorrências que fujam ao cotidiano normal da Polícia Militar. A Força Tática também apresentou, durante a solenidade, o seu novo fardamento, tendo em sua composição a gandola e a calça tática camuflada digital desert e braçal respectivo, posicionado no braço esquerdo.
O governador em Exercício, Laurez Moreira, destacou a polícia como fundamental para a organização de qualquer sociedade e que os governos dependem da segurança pública. "O governador Wanderlei Barbosa entendeu isso e tem procurado dar segurança para quem trabalha e quer produzir no Tocantins. Hoje, o Estado do Tocantins tem uma Polícia que é referência, juntamente com a Polícia Civil, para o restante do Brasil. Tenho orgulho da nossa Polícia, pelo belo trabalho realizado", destacou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Barbosa, destacou que o Governo não tem medido esforços para reforçar e qualificar a PM tocantinense, o que tem colocado a corporação tocantinense entre as melhores do Brasil. "Isso é fruto de um trabalho árduo e bem planejado, que envolve os eixos de policiamento ostensivo e preventivo, que foi implementado com a implantação de destacamentos em todo os municípios; policiamento de recobrimento; e policiamento especializado", salientou o comandante, ao fazer de referência ao curso de formação de Força Tática.
Para a concluinte do curso, soldado Luana Ferreira da Silva, terceira colocada na formação, a sensação de realização profissional é pessoal, porque o curso é muito difícil e só conclui quem estiver muito determinado. "Hoje, estar aqui representando as demais policiais femininas é uma grande honra. Tenho certeza de que nasci para defender o cidadão de bem. Sou uma nova pessoa, uma mulher mais forte e perseverante, pronta para defender a sociedade", salientou Luana.
Já o cabo Juniel Prudêncio dos Santos, primeiro colocado, vê como o início de um novo ciclo profissional. "Uma satisfação fazer parte desse grupo é lograr êxito. Agora, inicia-se um novo ciclo profissional e contribui com a sociedade tocantinense. Todas as vezes que os comandantes de unidades policiais precisarem de uma intervenção mais técnica estaremos prontos para atender e dar uma resposta de acordo com as necessidades", pontuou.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado