A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoveu nesta quinta-feira, 18, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), que acontece no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, palestras e reuniões técnicas visando o fortalecimento das ações de defesa vegetal no Tocantins com destaque para o trabalho de monitoramento da Ferrugem Asiática nas planícies tropicais e o Uso de Agrotóxicos na Aviação Agrícola.
Pela manhã foi realizada uma reunião técnica de nivelamento e padronização dos trabalhos de monitoramento da ferrugem asiática nas planícies tropicais e áreas de pesquisas. Também foi realizada uma palestra coordenada pela empresa Monsoy com os servidores da Adapec, abordando os melhoramentos genéticos nas cultivares de soja no cerrado tocantinense com o objetivo de apresentar as novas tecnologias aplicadas às sementes e grãos de soja e uma apresentação sobre tratamento de dados coletados nas planícies tropicais através de imagens espaciais. Um trabalho que visa contribuir com o monitoramento das áreas de plantios nos seus diversos estágios.
Já no período da tarde foi realizada uma reunião de nivelamento das ações de fiscalizações no uso correto de agrotóxicos e uma palestra em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA-TO) sobre a aplicação de defensivos agrícolas por via aérea: aviões tripulados e veículos de aviação não tripulados e legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“O Tocantins é um dos maiores produtores de grãos do país e a Adapec contribui de forma direta para esta produção, uma vez que realizamos junto aos produtores rurais um trabalho de monitoramento de pragas para que possamos avançar e ao mesmo tempo proteger o nosso patrimônio fitossanitário,” disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.
O diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal da Adapec, Alex Sandro Farias destacou que esta programação especial para debater as questões voltadas para a produção vegetal na Agrotins visa integrar ainda mais a Agência com as novas tecnologias e fortalecer o trabalho de defesa que é realizado diariamente no campo.
Realização
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outros.
Mín. 25° Máx. 41°
Mín. 26° Máx. 40°
Tempo limpoMín. 29° Máx. 40°
Tempo limpo