A Delegacia Especializada da Criança e Adolescente (Deca) passa a funcionar em novo endereço, agora na 802 sul. As instalações compõem o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), inaugurado na manhã desta quarta-feira, 10. O NAI irá aprimorar o acolhimento de adolescentes em conflito com a lei, além de prestar atendimento especializado e articulado aos adolescentes a quem se atribua a autoria de ato infracional.
A delegada titular da Deca, Ludmila Barreto Cesarino, explicou que o serviço da delegacia será o primeiro acolhimento ao adolescente e a partir disso, direcioná-lo para o atendimento jurídico. “Esse adolescente vai chegar para nós por meio da Polícia Militar, Guarda Metropolitana ou Agência Municipal de Trânsito e, a partir disso, nós iremos atendê-lo, fazer o registro do boletim de ocorrência, instaurar o procedimento policial e direcioná-lo, para o atendimento judiciário”, explicou.
O atendimento da Deca acontece de segunda à sexta-feira , das 8 às 14 horas. Casos acontecidos fora destes horários serão atendidos pelas 1ª e 2ª Central da Polícia Civil.
O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, ressaltou durante o evento que o núcleo proporcionará um atendimento mais humanizado a esses menores. “O NAI trará ainda mais qualidade aos serviços de segurança pública e justiça, de modo que os adolescentes infratores poderão ter um atendimento humanizado e ao mesmo tempo celeridade no seu atendimento de justiça e, se for o caso, na sua reintegração a sociedade”, destacou.
A obra é resultado de convênio estabelecido entre a gestão municipal com o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O equipamento faz parte das ações do programa Fazendo Justiça, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Serviços
No ambiente integrado do NAI haverá o atendimento da Delegacia de Apuração de Ato Infracional; Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente; Promotorias de Justiça; Defensoria Pública; Juizado Especial da Infância e Juventude; Conselho Tutelar; Atendimento Psicossocial; Atendimento às Medidas em Meio Aberto; Atendimento às medidas de Internação Provisória; Desenvolvimento Social, Educação, Esporte, Cultura e outros parceiros necessários ao acolhimento e direcionamento de adolescentes em conflito com a lei.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado