Com o objetivo de garantir o controle sanitário dos animais após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa aos produtores rurais que a declaração do rebanho continua sendo obrigatória, inclusive para outras espécies. A campanha de declaração de rebanhos será de 1º a 31 de maio.
De acordo com a Adapec, as regras para a declaração continuam as mesmas. O produtor deve ir até um escritório da Agência e preencher o formulário de declaração de informações pecuárias. Quem deixar de declarar o rebanho pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização.
“Essa ação permitirá que o Tocantins comprove que o produtor rural está consciente de sua responsabilidade de manter a vigilância do rebanho e as informações pecuárias atualizadas, conforme preconizado nas exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa),” destacou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.
A expectativa do Tocantins é que seja declarado um rebanho de cerca de 10,8 milhões de bovídeos, e com isso, avançar seu status sanitário e adquirir a certificação de livre da aftosa sem vacinação.
Vale ressaltar que, a partir da suspensão da vacinação a Adapec aumentou as vigilâncias nas propriedades rurais, estabelecimentos de abate e de aglomerações de animais, além de realizar exames sorológicos para garantir que não há circulação viral no Estado. Já o produtor deve além de declarar o rebanho, notificar à Adapec qualquer suspeita do aparecimento de sinais clínicos em seus animais pelo 0800 063 11 22 ou no site adapec.to.gov.br, e se preferir, nas unidades da instituição presente em todos os municípios do Estado.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado