Nesta terça-feira, 18, o vice-governador Laurez Moreira participou de evento realizado no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que convidou representantes de Estados, Municípios, Poder Legislativo e Poder Judiciário para discutir políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas. O Tocantins já criou um comitê para tratar do assunto e as medidas emergenciais implementadas estão alinhadas às orientações propostas no encontro de hoje.
O vice-governador Laurez Moreira afirmou que o evento é de extrema importância mediante um assunto que deixa toda a sociedade brasileira muito preocupada."É evidente que uma troca de experiências como essa nos faz retornar ao Tocantins mais preparados para discutir esse assunto, que não envolve só o governo, mas toda a sociedade tocantinense e brasileira. Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de estar aqui participando de uma pauta como essa", afirmou.
No Tocantins, o Governo do Estado já criou um Comitê de Prevenção a Violência e Promoção a Violência nas Escolas que está trabalhando na elaboração de ações de curto, médio e longo prazo para proteger estudantes e familiares no ambiente escolar. O Comitê formado pela Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar já está em fase de implementação das medidas emergenciais.
O secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, afirmou que o Tocantins já está no caminho do que foi proposto hoje. “O encontro validou o que estamos fazendo, a união das forças para a proteção das nossas crianças. Nós estamos com um grupo formado trocando informações, criando protocolos que estão à disposição dos professores, temos um aplicativo para denúncias, a inteligência da Polícia Civil está em comunicação com o Ministério da Justiça e outras ações estão em elaboração”, afirmou.
De acordo com o secretário de Educação, Fábio Pereira Vaz, a união dos entes federativos é fundamental para superar esse momento. "O trabalho conjunto fortalece o enfrentamento da violência nas escolas, assim como na articulação de ações para promoção da paz. O presidente Lula mostrou-se muito sensível com a temática, destacando modelos que já adotamos no Tocantins, assim como o papel da família na orientação dos estudantes, monitoramento das redes sociais e mochilas", apontou.
Medidas do Governo Federal
O Governo Federal já publicou um decreto que criou o Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelo Ministério da Educação. O grupo terá 90 dias para levantar políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas instituições de ensino. A Secretária Extraordinária de Representação em Brasília vai monitorar o assunto e contribuir com a inserção do Tocantins nessas políticas públicas.
“Convidar todos os entes federativos para um encontro como esse demonstra que os poderes estão de portas abertas para apoiar as iniciativas de Estados e Municípios. É um momento para monitorar de perto as propostas e buscar o apoio que o Tocantins precisa para fortalecer as ações que já estão em andamento", afirmou o secretário de Representação, Carlos Manzini.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado